sábado, 30 de abril de 2011

SUPÉRFLUOS E DESPERDÍCIOS

"Ora aqui vai outro importante contributo, para que o Ministro das Finanças não continue a fazer de nós parvos, dizendo com ar sonso que não sabe em que mais cortar.

Acabou o recreio!
Todos os ''governantes'' [a saber: os que se governam...] de Portugal falam em cortes das despesas, mas não dizem quais, e aumentos de impostos, a pagar pela malta

Não ouvi foi nenhum governante falar em:
. Reduzir as mordomias (gabinetes, secretárias, adjuntos, assessores, suportes burocráticos respectivos, carros, motoristas, etc.) dos três Presidentes da República retirados.
. Redução dos deputados da Assembleia da República e seus gabinetes, profissionalizando-os como nos países a sério. Reforma das mordomias na Assembleia da República, como almoços opíparos, com digestivos e outras libações, tudo à custa do pagode
. Acabar com os Institutos Públicos e Fundações Públicas que não servem para nada e têm funcionários e administradores com 2º ou 3º emprego.
. Acabar com as empresas Municipais, com Administradores a auferir milhares de euros mês e que não servem para nada, antes acumulam funções nos municípios, para aumentarem o bolo salarial respectivo. Redução drástica das Câmaras Municipais e Assembleias Municipais, numa reconversão mais feroz que a da Reforma do Mouzinho da Silveira, em 1821, etc
. Redução drástica das Juntas de Freguesia.
. Acabar com o pagamento de 200 € por presença de cada pessoa nas reuniões das Câmaras e 75 € nas Juntas de Freguesia
. Acabar com o Financiamento aos Partidos. Que devem viver da quotização dos seus associados e da imaginação que aos outros exigem para conseguirem verbas para as suas actividades
. Acabar com a distribuição de carros a Presidentes, Assessores, etc, das Câmaras, Juntas, etc., que se deslocam em digressões particulares pelo País.
. Acabar com os motoristas particulares 20 h/dia, com o agravamento das horas extraordinárias... para servir suas excelências, filhos e família. Acabar com a renovação sistemática de frotas de carros do Estado e entes públicos menores, mas maiores nos dispêndios públicos.
. Colocar chapas de identificação em todos os carros do Estado. Não permitir de modo algum que carros oficiais façam serviço particular tal como levar e trazer familiares e filhos às escolas, ir ao mercado a compras, etc. Acabar com o vaivém semanal dos deputados dos Açores e Madeira e respectivas estadias em Lisboa em hotéis de cinco estrelas pagos pelos contribuintes que vivem em tugúrios inabitáveis...
. Acabar com os "subsídios" de habitação e deslocação a deputados eleitos por circulos fora de Lisboa... que sempre residiram na Capital e nunca tiveram qualquer habitação nos circulos eleitorais a que concorreram!
. Controlar os altos quadros "colocados" na Função Pública (pagos por nós...) que quase nunca estão no local de trabalho. Então em Lisboa é o regabofe total: HÁ QUADROS QUE, EM VEZ DE ESTAREM NO SERVIÇO PÚBLICO, PASSAM O TEMPO NOS SEUS ESCRITÓRIOS DE ADVOGADOS A CUIDAR DOS SEUS INTERESSES, QUE NÃO OS DA COISA PÚBLICA...
. Acabar com as administrações numerosíssimas de hospitais públicos que servem para garantir tachos aos apaniguados do poder - há hospitais de província com mais administradores que pessoal administrativo. Só o de PENAFIEL TEM SETE ADMINISTRADORES PRINCEPESCAMENTE PAGOS... pertencentes ás oligarquias locais do partido no poder...
. Acabar com os milhares de pareceres jurídicos e outros, caríssimos, pagos sempre aos mesmos escritórios que têm canais de comunicação fáceis com o Governo no âmbito de um tráfico de influências que há que criminalizar, autuar, julgar e condenar.
. Acabar com as várias reformas, acumuladas, por pessoa, de entre o pessoal do Estado e de entidades privadas, que passaram fugazmente pelo Estado.
. Pedir o pagamento dos milhões dos empréstimos dos contribuintes ao BPN e BPP, com os juros devidos!
. Perseguir os milhões desviados por Rendeiros, Loureiros e quejandos, onde quer que estejam e recuperar essas quantias para os cofres do Estado.
. E por aí fora... Recuperaremos depressa a nossa posição, sobretudo a credibilidade tão abalada pela corrupção que grassa e pelo desvario dos dinheiros do Estado .
. Quem pode explicar porque é que o Presidente da Assembleia da República tem, ao seu dispor, dois automóveis de serviço? Deve ser um para a "pasta" e outro para a "lancheira"!...

METAS E PRIORIDADES DA NAÇÃO PARA SAIR DA CRISE? Cortar Gastos Supérfluos, Esbanjamentos e Desperdícios José JPeralta

Não há como não reagir à falta de dignidades de alguns dos atuais mandatários do governo português. O país não sabe mais como pagar a dívida pública (!?). No entanto continua a esbanjar e a solapar a economia da nação, para atender interesses dos apaniguados, com o dinheiro da nação. Uma lenga-lenga inglória!
Dizem que não sabem mais onde cortar despesas? Como não sabem? São estúpidos, mentirosos ou covardes? Abram os olhos. Logo verão onde cortar.
É só reduzir as despesas ao mínimo necessário economizar. É só cortar desperdícios, mordomias e cortar empresas e cargos inúteis para pagar apaniguados e parasitas, em todos os níveis da Administração pública.
Já fizeram as contas, para verificarem quantos milhões são desperdiçados com gastos perdulários e inúteis, todos os dias e todos os meses.
Rodam, pela imprensa e na internet, sugestões justas e simples, para beneficiar a economia popular, gastando, na administração pública, apenas o necessário e suprimindo os abusos.
Suspendam-se os abusos de pagamento de apaniguados e parasitas, com o dinheiro do povo. Suprima-se essa sangria escandalosa de gastos desnecessários, perdulários e improdutivos, com a pobreza e sacrifícios da nação e a perda da força empreendedora que impele as empresas.
Esqueça-se o projeto dos gastos absurdos do VLT, ligando Lisboa a Madrid, sem justificativa aceitável e sem qualquer prioridade. Parem de assaltar o bolso do trabalhador empreendedor.
Pare de inviabilizar as empresas com impostos impossíveis, levando os empresários à falência, aumentando o desemprego e abalando os pilares da nação.
É preciso dar um basta ao desperdício, aos gastos perdulários e às mordomias absurdas, para comprar apoios.

Se o Ministro das Finanças não sabe como cortar despesas, damos-lhe algumas sugestões, que há muito vêm sendo repetidas, nos meios de comunicação:

1- Por que não reduz o número de Deputados da Assembleia da
República. Um terço dos atuais bastaria: 80. Para estar na média europeia dos países ricos, seriam tolerados 100. (80 no País e 20 na Diáspora) Nada mais. Para que precisamos de 230? Isto é esbanjar. Diminuindo 130 Deputados seria uma grande economia. Quanto custa cada deputado por mês? Contando salário, assessores, secretários, carros, e muitas outras mordomias, seria muito dinheiro economizado. Seria razoável libertação de desperdícios.
2- Além da redução drástica de deputados, proporcional ao número de
habitantes, (Em média 1 para 100.000) por que não se reduzem as mordomias, tomando por base a media europeia? Por quê tanto esbanjar, por tão pouco? São gastos indecentes, inexplicáveis. É essa a lição que o 25 de Abril quer dar ao povo? Com gastos indecentes?! O País vai muito mal, mas ao políticos nadam em dinheiro e levam o país à banca rota. O que é isso, companheiro?!
3- Por que não acabam com as empresas estatais e municipais, apenas
fuga “legal” de divisas para poucos se locupletarem, sem nada retribuir ao povo? Por que não reduzem os gastos das Câmaras e das Assembleias Municipais? Por que não reduzem os gastos das Juntas de Freguesia?
4- Por que não proíbem que os carros públicos façam serviços
particulares? Por que os carros públicos não têm chapa de identificação especial para o governo ser transparente e denunciar a corrupção?
5- Por que os funcionários de instituições públicas tem salários
escorchantes, muitíssimo além do mercado nacional e muito além do que o povo pode pagar? Somos uma sociedade de castas?

Se você quiser saber mais dos monumentais desperdícios nacionais,
oficiais e legais, veja um e-mail que me chegou, e que corre pelo território português. Enfim, mais uma proposta decente para acabar com desperdícios indecentes que levam o país à falência. Há muitos outros rodando nos meios de comunicação. É só prestar atenção.
Acredito que é de todos o interesse de qualquer governo, resolver estas distorções.
Então, senhores ministros, mãos à obra.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

VOTO BRANCO , É O QUE ELES MERECEM....TO...DOS......!!!

SE VOTAREM EM BRANCO, ou seja, se não escreverem absolutamente nada no boletim de voto, é muito mais eficiente do que riscá-lo.

Nenhum politico fala nisto... porquê?

Porque se a maioria da votação for de votos em branco eles são obrigados a anular as eleições e fazer novas, mas com outras pessoas
diferentes nas listas.

A legislação eleitoral tem esta opção para correr com quem não nos agrada, mas ninguém fala disso.

Não risquem os votos, porque serão anulados e não contam para nada.

VOTEM EM BRANCO.

A maioria de votos em BRANCO anula as eleições..... e demonstra que não queremos ESTES políticos!!!

Espalhem _ para se obter a maioria.
isso é muito importante, é do interesse de todos os portugueses
VOTO EM BRANCO – LEIAM ATÉ AO FIM.
CRISE EM PORTUGAL !... acabar com o receio !!!
"Ora aqui vai outro importante contributo, para que o Ministro das Finanças não continue a fazer de nós parvos, dizendo com ar sonso que não sabe em que mais cortar.Acabou o recreio e o receio !Se todos vocês reencaminharem, como eu faço ao fim do dia, seremos centenas de milhar de "olhos mais bem abertos".Todos os ''governantes'' [a saber, os que se governam...] de Portugal falam em cortes de despesas - mas não dizem quais - e aumentos de impostos a pagar
Nenhum governante fala em:
1. Reduzir as mordomias (gabinetes, secretárias, adjuntos, assessores, suportes burocráticos respectivos, carros, motoristas, etc.) dos três Presidentes da República retirados;
2. Redução dos deputados da Assembleia da República e seus gabinetes, profissionalizando-os como nos países a sério.. Reforma das mordomias na Assembleia da República, como almoços opíparos, com digestivos e outras libações, tudo à custa do pagode;
3. Acabar com centenas de Institutos Públicos e Fundações Públicas que não servem para nada e, têm funcionários e administradores com 2º e 3º emprego;
4. Acabar com as empresas Municipais, com Administradores a auferir milhares de euro/mês e que não servem para nada, antes, acumulam funções nos municípios, para aumentarem o bolo salarial respectivo.
5. Por exemplo as empresas de estacionamento não são verificadas porquê? e os aparelhos não são verificados porquê?é como um táxi, se uns têm de cumprir porque não cumprem os outros?s e não são verificados como podem ser auditados?
6. Redução drástica das Câmaras Municipais e Assembleias Municipais, numa reconversão mais feroz que a da Reforma do Mouzinho da Silveira, em 1821, etc...;
7. Redução drástica das Juntas de Freguesia.. Acabar com o pagamento de 200 ? por presença de cada pessoa nas reuniões das Câmaras e 75, ? nas Juntas de Freguesia.
8. Acabar com o Financiamento aos partidos, que devem viver da quotização dos seus associados e da imaginação que aos outros exigem, para conseguirem verbas para as suas actividades;
9. Acabar com a distribuição de carros a Presidentes, Assessores, etc, das Câmaras, Juntas, etc., que se deslocam em digressões particulares pelo País;
10. Acabar com os motoristas particulares 20 h/dia, com o agravamento das horas extraordinárias... para servir suas excelências, filhos e famílias e até, os filhos das amantes...
11. Acabar com a renovação sistemática de frotas de carros do Estado e entes públicos menores, mas maiores nos dispêndios públicos;
12. Colocar chapas de identificação em todos os carros do Estado.. Não permitir de modo algum que carros oficiais façam serviço particular tal como levar e trazer familiares e filhos, às escolas, ir ao mercado a compras, etc;
13. Acabar com o vaivém semanal dos deputados dos Açores e Madeira e respectivas estadias em Lisboa em hotéis de cinco estrelas pagos pelos contribuintes que vivem em tugúrios inabitáveis....
14. Controlar o pessoal da Função Pública (todos os funcionários pagos por nós) que nunca está no local de trabalho. Então em Lisboa é o regabofe total. HÁ QUADROS (directores gerais e outros) QUE, EM VEZ DE ESTAREM NO SERVIÇO PÚBLICO, PASSAM O TEMPO NOS SEUS ESCRITÓRIOS DE ADVOGADOS A CUIDAR DOS SEUS INTERESSES, QUE NÃO NOS DÁ COISA PÚBLICA....;
15. Acabar com as administrações numerosíssimas de hospitais públicos que servem para garantir tachos aos apaniguados do poder - há hospitais de província com mais administradores que pessoal administrativo. Só o de PENAFIEL TEM SETE ADMINISTRADORES PRINCIPESCAMENTE PAGOS... pertencentes ás oligarquias locais do partido no poder...
16. Acabar com os milhares de pareceres jurídicos, caríssimos, pagos sempre aos mesmos escritórios que têm canais de comunicação fáceis com o Governo, no âmbito de um tráfico de influências que há que criminalizar, autuar, julgar e condenar;
17. Acabar com as várias reformas por pessoa, de entre o pessoal do Estado e entidades privadas, que passaram fugazmente pelo Estado .
18. Pedir o pagamento dos milhões dos empréstimos dos contribuintes ao BPN e BPP;
19. Perseguir os milhões desviados por Rendeiros, Loureiros e Quejandos, onde quer que estejam e por aí fora.
20. Acabar com os salários milionários da RTP e os milhões que a mesma recebe todos os anos.
21. Acabar com os lugares de amigos e de partidos na RTP que custam milhões ao erário público.
22. Acabar com os ordenados de milionários da TAP, com milhares de funcionários e empresas fantasmas que cobram milhares e que pertencem a quadros do Partido Único (PS + PSD).
23. Assim e desta forma Sr. Ministro das Finanças recuperaremos depressa a nossa posição e sobretudo, a credibilidade tão abalada pela corrupção que grassa e pelo desvario dos dinheiros do Estado ;
24. Acabar com o regabofe da pantomina das PPP, que mais não são do que formas habilidosas de uns poucos patifes se locupletarem com fortunas à custa dos papalvos dos contribuintes, fugindo ao controle seja de que organismo independente for e fazendo a "obra" pelo preço que "entendem"...;
25. Criminalizar, imediatamente, o enriquecimento ilícito, perseguindo, confiscando e punindo os biltres que fizeram fortunas e adquiriram patrimónios de forma indevida e à custa do País, manipulando e aumentando preços de empreitadas públicas, desviando dinheiros segundo esquemas pretensamente "legais", sem controlo, e vivendo à tripa forra à custa dos dinheiros que deveriam servir para o progresso do país e para a assistência aos que efectivamente dela precisam;
26. Controlar a actividade bancária por forma a que, daqui a mais uns anitos, não tenhamos que estar, novamente, a pagar "outra crise";
27. Não deixar um único malfeitor de colarinho branco impune, fazendo com que paguem efectivamente pelos seus crimes, adaptando o nosso sistema de justiça a padrões civilizados, onde as escutas VALEM e os crimes não prescrevem com leis à pressa, feitas à medida;
28. Impedir os que foram ministros de virem a ser gestores de empresas que tenham beneficiado de fundos públicos ou de adjudicações decididas pelos ditos.
29. Fazer um levantamento geral e minucioso de todos os que ocuparam cargos políticos, central e local, de forma a saber qual o seu património antes e depois.
30. Pôr os Bancos a pagar impostos.
Façamos um grande corrente de denúncia passando este email a todos de modo a que chegue a todo o povo português, a cada casa, a cada um, para que haja uma revolta nacional contra a corrupção que instauraram em Portugal.
Como podemos extirpar esta corja? COMPARECENDO EM MASSA NAS URNAS E VOTANDO EM BRANCO PORQUE NENHUM PRESTA.
Envie a, pelo menos, 12 pessoas. Isto não pode parar.
Nós contribuintes pagamos tudo. E só temos culpa porque somos frouxos, passivos, indolentes.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Nobre desilusão . . .

Compreende-se perfeitamente a desilusão dos apoiantes de Fernando Nobre com os acontecimentos dos últimos dias.
São pessoas bem intencionadas e fartas da ditadura partidocrática que se assolapou como uma lapa em cima da Democracia, ou como uma doença maligna que cresce e estiola o hospedeiro. Nobre, que só era conhecido por aparecer na televisão com palavras de compaixão pelos pobres deste mundo e como dirigente de uma associação de médicos de “prestígio internacional”, aterrou de repente na arena nacional como um desinteressado anti-político capaz de salvar a pátria do cavaquismo, socratismo e clientelismo. Disseram logo as línguas viperinas que fora convencido a concorrer pelo melífluo Mário Soares, só para fazer concorrência ao ex-amigo e recém inimigo Manuel Alegre, mas esse mal dizer depressa se esfumou com a avalanche de apoiantes politicamente correctos e desinteressados. Era um rodopio de jovenzinhas pós-hippies e senhores republicanos do antigamente a ajudar uma campanha sem verbas, sem apoios partidários, sem construtores civis a dar dinheiro por fora e, também, sem norte.
Não foi uma boa campanha, pois Nobre logo se mostrou muito vaidoso e pouco subtil, em afirmações quasi desastradas. Não importa; a boa vontade e a pureza estavam lá, para lavar a corja dos políticos encardidos. E o resultado foi mesmo muito razoável, “uma autêntica vitória moral”, segundo amigos e, até, alguns políticos mais dispostos a admitir as evidências.
E ainda há duas semanas Nobre tinha dado uma entrevista em que afirmava, com firmeza e murros na mesa, que partidos “jamais”.
A notícia da sua inclusão como cabeça de lista do PSD por Lisboa, com destino certo de Presidente da AR, caiu como uma bomba, numa situação política tão inacreditável que parece impossível que mais alguma coisa surpreenda.
O mais chocante é, com certeza, este volte face estúpido e contraproducente – tanto para ele, que se desacredita completamente, como para o PSD, que não se percebe que vantagens terá, uma vez que os ex-apoiantes de Nobre dificilmente o apoiarão agora. Mas também é chocante o acordo de fazer de Nobre o próximo Presidente da AR, uma vez que o cargo é votado por maioria de 2/3 na AR, ou seja, nem o PSD pode prometer uma coisa que não é dele, nem Nobre, que nunca foi deputado, tem credenciais para o cargo. Depois de mais este faux pas de
Coelho, nenhum partido votará por Nobre, eliminando à nascença a possibilidade de ser Presidente da AR.
Tanta infantilidade, até chateia.
Na contra corrente desta notícia embasbacadora, logo aparecem na net informações sobre Nobre que levantam dúvidas sobre a sua gestão na AMI. Logo para começar, tem cinco familiares na administração: a irmã, a mulher, o cunhado e mais duas familiares. A seguir, as contas da Fundação, que recebe bons subsídios estais, não são públicas, nem se sabe quanto a família Nobre recebe do que parece ser, afinal, uma empresa familiar. Finalmente, os centros Porta Amiga prestam uma assistência irregular, muito longe da bem aventurança proclamada.
Também não falta que lembre que Nobre era monárquico em 1992, apoiou Miguel Portas (BE), Mário Soares (PS), Durão Barroso e António Capucho (PSD).
Um homem independente, anti-partidário, que faz o que for preciso no momento para ajudar o país, os pobres e os doentinhos; ou um vaidoso que muda de camisa ao sabor das oportunidades e vive à custa dos necessitados. Qual dos dois retratos será verdadeiro?
Provavelmente, como em qualquer pessoa, será um pouco de cada um. Ninguém é completamente mau ou totalmente bom. Agora, o que alguns são, e Nobre com certeza, é supinamente vaidoso e absolutamente desastrado.
Mais uma possibilidade perdida.

publicado por Perplexo às 23:41

quarta-feira, 20 de abril de 2011

José Saramago - Cadernos de Lanzarote E depois não venham dizer que não se lhe percebe a escrita ...

«Privatize-se tudo, privatize-se o mar e o céu, privatize-se a água e

o ar, privatize-se a justiça e a lei, privatize-se a nuvem que passa,

privatize-se o sonho, sobretudo se for diurno e de olhos abertos. E

finalmente, para florão e remate de tanto privatizar, privatizem-se os

Estados, entregue-se por uma vez a exploração deles a empresas

privadas, mediante concurso internacional. Aí se encontra a salvação

do mundo... e, já agora, privatize-se também a puta que os pariu a

todos.»



José Saramago - Cadernos de Lanzarote - Diário III - pag. 148

terça-feira, 19 de abril de 2011

UNIÃO OU DIVISÃO EUROPEIA ? OU O DESPERTAR DO ORGULHO NACIONAL ? ! José J Peralta

1. A entrada dos especialistas do FMI, em Portugal ,precisa ser recebida com certo repúdio, a um governo entreguista. Temos de nos envergonhar de nosso governo e não do país.É um país de muita grandeza. A pequenez é de alguns cidadãos golpistas.Vamos espalhar por todo o país um cartaz, hoje, que proclame: Viva Portugal!O maior jornal do Brasil, a “Folha de São Paulo”, publica, uma fotografia de um homem, no Porto, amordaçado e com uma placa que diz: “Tenho vergonha deste país”. Estão confundindo o Governo, com a Nação!Lastimável! Estão fazendo o jogo do inimigo. Vergonha do País ?! Nunca!A culpa é do governo que desgovernou e traiu a nação. O país pede respeito e nunca ódio dos seus.Está na hora de despertar. Está na hora de abrirmos a boca, os ouvidos e o coração.



2. A União Europeia é apenas mais uma ilusão que se esvai. Dá a ideia de que tudo não passou de uma grande negociata. Enganou o mundo com o altruísmo de mentira!Emprestaram dinheiro a rodos, como se se tratasse de um ato solidário, equilibrando a governança do bem-estar comunitário.Mas não passou de um golpe certeiro para dominar políticos fracos e golpistas.Da fantasiada UNIÃO EUROPEIA, chegamos à DIVISÃO EUROPEIA. Um descalabro muito caro.

O nome comunidade foi só força de expressão para ludibriar os incautos e impor as políticas entreguistas de seus apaniguados. Começou com Mário Soares, que foi negociador plenipotenciário, subserviente aos interesses das nações controladoras do bloco. Portugal foi traído. A hora da cobrança chegou, com o país esfacelado, como “eles” queriam (?!).

3. As negociações do senhor Mário Soares e seus apaniguados, quebraram a coluna dorsal de seu país, ao paralisarem a indústria, a pesca, a agricultura e tudo o mais que é o setor produtivo, a “máquina” que mantinha a soberania da nação, e sucatearam a cultura e a educação esta é uma questão pública e notória de que os jornais trazem incômodas informações.Do Portugal livre e autossuficiente, soberano e altivo, fizeram um país dependente, de chapéu na mão, empobrecido, andando em grandes rodovias, com seus pneus furados ou a pé.Há 35 anos o país vem sendo enganado, com promessas vãs e agora, enfraquecido, querem derrubá-lo. O que os entreguistas não foram capazes de fazer, estrangeiros farão. É nessas horas que nos falta um homem da têmpera de Salazar, seja qual for o nome com que o chamemos. Só sabemos que Sócrates está a 100 anos luz dessa competência. Já não serve.

4. A espinha dorsal de um país é composta de alguns elementos essenciais, que a todos deve ornar:1) A educação e a cultura consistentes, formando pessoas conscientes, capazes de assumir compromisso com o seu país e com a humanidade;2) O amor e dedicação ao trabalho sério, dedicado e produtivo, que produza as condições de bem-estar e autodeterminação de seu povo, desestimulando o parasitismo;3) A formação científica e tecnológica, acompanhando os avanços das descobertas e tecnologias de vanguarda;4) Saúde e alimentação sadia, privilegiando os costumes nacionais;5) A formação para a convivência intergrupal, com solidariedade e respeito à diversidade;6) A consolidação permanente da identidade nacional, cultivando os valores de seu país e de seu povo, como base de uma sadia e produtiva solidariedade internacional, sem se deixar aniquilar, como nação soberana.7) Estimular a liberdade de ser e de pensar, democraticamente com qualidade e responsabilidade social, respeitando a diversidade, com liberdade religiosa, filosófica e política atendendo a sua representatividade no país;8) Trabalhar pela justiça equitativa, igual para todos, e pela superação da pobreza e das desigualdades sociais quanto aos direitos essenciais;9) Manter o país todo, de Norte a Sul e de Leste a Oeste sempre bem zelado, cuidado e preservando, dando atenção especial aos monumentos e às manifestações da cultura popular (música, dança, pintura e outras manifestações de raiz) e aos valores naturais;10) Deixar o país aberto à visitação nacional e internacional, como espaço de entretenimento acolhedor, desenvolvendo o turismo histórico, industrial, urbano e rural, religioso, educacional, inclusive como atrativo de divisas, impulsionadoras do desenvolvimento;11) Criar centros de estudo, pesquisa e publicações, voltados para a elaboração de estudos e pesquisas, na nova perspectiva de uma nação soberana e livre, nas dimensões da lusofonia, com efetivos acordos e interação Nacional e Internacional.

Estes são apenas alguns elementos de um rol mais amplo, para que o país se mostre, altivo e livre, à comunidade internacional e ao próprio povo, que dele se orgulharão.Amigo, não cruze os braços. Faça a sua parte. Rejeite os entreguistas. Tenha orgulho de seu país, que alguns lhe ocultaram! Redescubra-o!Colabore numa campanha pela Restauração do seu País! Pela Restauração do Orgulho de Portugal!Lembre-se: Portugal é maior do que a crise e do que os entreguistas.Viva Portugal!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

LAMENTO

LAMENTO

Pátria sem rumo, minha voz parada
Diante do futuro!
Em que rosa-dos-ventos há um caminho
Português?
Um brumoso caminho
De inédita aventura,
Que o poeta, adivinho,
Veja com nitidez
Da gávea da loucura?

Há Camões. que não sou afortunado!
Também desiludido
Mas ainda lembrado da epopeia!
Há meu povo traído,
Mansa colmeia
A que ninguém colhe o mel!...
Há, meu pobre corcel
Impaciente,
Alado e condenado
A choutar nesta paria do Ocidente...

Miguel Torga

Composição sobre Sexo...

A professora mandou os alunos fazerem uma composição sobre o tema sexo e assuntos relacionados com esse tema. No dia seguinte, cada aluno leu a sua composição:

A da Joana era acerca de métodos contraceptivos, a do Zé 'falava'

da masturbação, a Joaquina escreveu sobre rituais sexuais antigos, etc...


Chegou a vez do Luizinho :

- Então Luizinho, fizeste a composição que eu mandei?


- Sim Sra. professora.


- Vá, lê lá então!


E o Luizinho começou a ler alto :


- 'Era uma vez no velho Oeste, há muitos, muitos anos. No relógio da igreja batiam as 19h. Nuvens de poeira arrastavam-se pela cidade semi-deserta. O Sol ofuscava o horizonte, e tingia as nuvens de tons de sangue. De súbito, no horizonte, recortou-se a silhueta de um cavaleiro..


Lentamente, foi-se aproximando da cidade... Ao chegar à entrada, desmontou.


O silencio pesado foi perturbado pelo tilintar das esporas. Ocavaleiro chamava-se Johny! Vestia todo de preto, à excepção do lenço vermelho que trazia ao pescoço e da fivela de prata que 'prendia' os dois revolveres à cintura. O cavalo, companheiro de muitas andanças,dirigiu-se hesitante por uma poça de água..



PUM! PUM! PUM!



O cheiro a pólvora provinha do revólver que já tinha voltado para

o coldre de Johny. Johny não gostava de cavalos desobedientes! Johny

dirigiu-se para o bar. Quando estava a subir os três degraus, um

mendigo que até ali dormia, tocou na perna de Johny e pediu uma esmola...


PUM! PUM! PUM!


Johny não gostava que lhe tocassem! Entrou no bar. Foi até ao

balcão, e pediu uma cerveja. O barman serviu-lhe a cerveja. Johny provou...


PUM! PUM! PUM!


Johny não gostava de cervejas mornas! As outras pessoas olharam

todas surpreendidas...


PUM! PUM! PUM!


Johny não gostava de ser o centro das atenções! Saiu do bar.

Deslocou-se até ao outro lado da cidade para comprar um cavalo.

Passaram por ele um grupo de crianças a brincar e a correr...


PUM! PUM! PUM!


Johny não gostava de poeira e alem disso as crianças faziam muito

barulho! Comprou o cavalo, e quando pagou, o Sr. enganou-se no troco...


PUM! PUM! PUM!


Johny não gostava que se enganassem no troco! Saiu da cidade. Mais

uma vez a sua silhueta recortou-se no horizonte, desta vez com o Sol

já quase recolhido. O silêncio era pesado.'


FIM


O Luizinho calou-se. A turma estava petrificada!


A professora chocada pergunta:


- Mas...mas...Luizinho...o que esta composição tem a ver com sexo?


Luizinho com as mãos nos bolsos, responde:


- O Johny era fodido...

É preciso que se saiba . . .

"... os portugueses comuns (os que têm trabalho) ganham cerca de metade (55%) do que se ganha na zona euro,



mas os nossos gestores recebem, em média:

- mais 32% do que os americanos;

- mais 22,5% do que os franceses;

- mais 55 % do que os finlandeses;

- mais 56,5% do que os suecos"

(dados de Manuel António Pina, Jornal de Notícias, 24/10/09)


E são estas "inteligências" que chamam a nossa atenção afirmando:

"os portugueses gastam acima das suas possibilidades".



É caso para se dizer que alguns poucos portugueses ganham acima das nossas possibilidades!!!!

JAPÃO : LIÇÃO DE VIDA PARA O OCIDENTE .

DEZ COISAS A SEREM APRENDIDAS COM O JAPÃO:


1 – A CALMA
Nenhuma imagem de gente se lamentando, gritando e reclamando que “havia perdido tudo”. A tristeza por si só já bastava.

2 – A DIGNIDADE
Filas disciplinadas para água e comida. Nenhuma palavra dura e nenhum gesto de desagravo.

3 – A HABILIDADE
Arquitetos fantásticos, por exemplo. Os prédios balançaram, mas não caíram.

4 – A SOLIDARIEDADE
As pessoas compravam somente o que realmente necessitavam no momento. Assim todos poderiam comprar alguma coisa.

5 – A ORDEM
Nenhum saque a lojas. Sem buzinaço e tráfego pesado nas estradas. Apenas compreensão.

6 – O SACRIFÍCIO
Cinquenta trabalhadores ficaram para bombear água do mar para os reatores da usina de Fukushima. Como poderão ser recompensados?

7 – A TERNURA
Os restaurantes cortaram pela metade seus preços. Caixas eletrônicos deixados sem qualquer tipo de vigilância. Os fortes cuidavam dos fracos.

8 – O TREINAMENTO
Velhos e jovens, todos sabiam o que fazer e fizeram exatamente o que lhes foi ensinado.

9 – A IMPRENSA
Mostraram enorme discrição nos boletins de notícias. Nada de reportagens sensacionalistas com repórteres imbecis. Apenas calmas reportagens dos fatos.

10 – A CONSCIÊNCIA
Quando a energia acabava em uma loja, as pessoas recolocavam as mercadorias nas prateleiras e saiam calmamente.




NENHUM ARRASTÃO, CONTRA O POVO ou
PARA ROUBAR O COMÉRCIO.


“A passagem do tempo deve ser uma conquista e não uma perda.”
“Viver é a única coisa que não dá para deixar para depois.”

Como ainda tenho memória encontrei esta lembrança.

Tudo começou em Belém. Primeira parte: não é a história do Menino Jesus, é a história do buraco em que estamos metidos. Corria o ano de 1986, e sem nos terem consultado, Portugal aderiu à CEE. Começou a chegar dinheiros a rodos, que teoricamente devia servir para modernizar o país.

Entretanto houve eleições. O PSD teve a maioria absoluta, o que lhe permitiu distribuir a massa como quis. Mandou construir o Centro Cultural de Belém, um edifício que foi orçamentado em 32,5 milhões de euros. Acabou por custar duzentos milhões e este foi, a meu ver, o primeiro grande assalto às finanças públicas. E como ninguém foi preso nem sequer admoestado os assaltos continuaram. Agora eu pergunto ao senhor que deixou isto acontecer: se fosse uma obra paga com o dinheiro dele, pagaria? Qualquer chefe de família, mesmo sendo analfabeto, não o permitiria. O senhor que deixou isto acontecer chama-se Aníbal Cavaco Silva, que na altura era primeiro-ministro. Até há quem diga que o homem é muito sério e um grande economista. A Casa da Música, a Ponte Rainha Santa Isabel, o túnel do Rossio e o Aeroporto Sá Carneiro, levaram mais 241 milhões. Isto é apenas o que o tribunal de contas conseguiu apurar. Um estudo publicado na década de 1980 dava conta de que enquanto em Portugal se faziam cem quilómetros de auto-estradas, em Espanha faziam-se 140.

O dinheiro que devia servir para modernizar a agricultura e as pescas foi para acabar com as ditas. Acaba em grandes casarões com piscinas em vez de instalações agrícolas e, em vez de tractores, jipões de alta cilindrada. Como se tudo isto não bastasse, construíram-se estradas à pressa, que estão hoje a ser desmanteladas, casos do IP3, IP4, IP5.

Eu fui durante trinta anos um ator secundário nesta trama e posso afirmar que os atores principais foram o partido social-democrata. Só em obras públicas entre roubo e desperdício, dava para não termos de andar agora apagar portagens. Mudar os atores não vai resolver o problema. É preciso mudar a história. “Julgar criminalmente os culpados”.



Quintino Silva

domingo, 17 de abril de 2011

Joaquim Letria »» FUGIR ? PARA ONDE ?‏

SÓCRATES parece aqueles velhinhos que se metem pelas auto estradas em contra-mão, com o Teixeira dos Santos no lugar do morto, a gritarem que os outros é que vêm ao contrário.

De rabo entre as pernas, fartinhos de saberem que estavam errados, não conseguem agora disfarçar o mal que nos fizeram. Ainda estão a despedir-se, agradecidos, do Constâncio, e já dão a mão a Passos Coelho, que lhes jura que conhece uma saída perto e sem portagem.

Estamos bem entregues! Vão-nos servindo a sopa do Sidónio, à custa dos milhões que ainda recebem da Europa, andam pelo mundo fora sem vergonha, de mão estendida, a mendigar e a rapar tachos, tratados pelos credores como caloteiros perigosos e mentirosos de má-fé.

Quando Guterres chegou ao Governo, a dívida pouco passava dos 10% do PIB. 15 anos de Guterres, Barroso, Sócrates e de muitos negócios duvidosos puseram-nos a dever 120% do PIB.

Esta tropa fandanga deu com os burrinhos na água, não serve para nada e o estado do próprio regime se encarrega de o demonstrar. Falharam todas as apostas essenciais. Todos os dias se mostram incapazes. Mas com o Guterres nos refugiados, o Sampaio nos tuberculosos e na Fundação Figo, o Constâncio no Banco Central e o Barroso em Bruxelas, a gente foge para onde?

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O meu desencanto é muito grande . . .

É a falência total deste "sistema político" , que só podia era mesmo acabar assim . . .
Quando o dinheiro que circula , não provém do trabalho , mas sim da xico-espertice especulativa , tudo o resto vai mal ! Quando todos nós sabemos que "a trabalhar , ninguém enriquece" , porque raio não se altera este estado de coisas ? Eu não consigo conceber como é que se consegue enriquecer sem trabalhar . . .
Se todos fôssemos remunerados em função daquilo que produzimos , não seria mais justo ? O que é normal , nestas "sociedades modernas" , é dar a quem produz qualquer coisa , uma pequena percentagem dos lucros da sua própria produção , e isto é completamente patético . . .
Cada vez mais , temos classes profissionais , que , apesar de produzirem cada vez menos , vão auferindo "lucros" muito acima de qualquer "trabalhador a sério" !
Todos sabemos que há muito que não se produz saúde nos hospitais , centros de saúde ou consultórios médicos ; nas escolas , também há muito tempo , que não se produz educação , cultura ou . . . sabedoria ; da mesma maneira que não se produz justiça , nas . . . tribunais ! E no entanto , existem inúmeras pessoas que são pagas e muito bem pagas , apesar de falharem em toda a linha , os seus principais objectivos !
Profissionais de saúde que não nos garantem mais saúde ; profissionais da justiça que nem por isso nos garantem uma sociedade mais justa , e profissionais da educação que não nos garantem cidadãos educados , será que têm feito por merecer tudo aquilo que estas sociedades lhes têm proporcionado ? É claro que não !
E os gestores ou administradores de empresas , que , não garantindo lucros , para assim poderem também "ter direito a pagar impostos" , continuam a usufruir de . . . tratamento "principesco" ?
E os polícias ou os fiscais que só servem para "multar" alguns , enquanto vão fechando os olhos . . . a outros ?
E . . . ? E . . . ? E . . . ?
Esta sociedade , onde vou sendo "obrigado" a viver , transformou-se numa enorme estrumeira , e fede . . . de tão podre !
Todas as pessoas , que têm tido responsabilidades na arquitectura e gestão desta sociedade , que é de todos nós , metem-me nojo , sim , muito nojo ! Um dia , deveriam ser responsabilizados por todo o mal que têm feito , mas isso não vai acontecer nunca , pois , como sempre . . . a corda partirá , mas pelo lado mais fraco !
Eu , por vezes , gostaria de acreditar num qualquer Deus , e numa "justiça divina" , mas . . . não consigo !

O meu desencanto é muito grande . . .

Escândalo na UE - ATENÇÃO LER E DIVULGAR - URGENTE

Noruegueses, Finlandeses, Suecos, Franceses,....Portugueses!, todos a
denunciar! e a exigir HONESTIDADE

Já reparou? Os políticos europeus estão a lutar como loucos para
entrar na administração da UE! E por quê?

Leia o que segue, pense bem e converse com os amigos.

Envie isto para os europeus que conheça! Simplesmente, escandaloso.

Foi aprovada a aposentadoria aos 50 anos com 9.000 euros por mês para
os funcionários da EU!!!.

Este ano, 340 agentes partem para a reforma antecipada aos 50 anos com
uma pensão de 9.000 euros por mês.

Sim, leu correctamente!

Para facilitar a integração de novos funcionários dos novos
Estados-Membros da UE (Polónia, Malta, países da Europa Oriental ...),
os funcionários dos países membros antigos (Bélgica, França, Alemanha
..) receberão da Europa uma prenda de ouro para se aposentar.

Porquê e quem paga isto?

Você e eu estamos a trabalhar ou trabalhámos para uma pensão de
miséria, enquanto que aqueles que votam as leis se atribuem presentes
de ouro. A diferença tornou-se muito grande entre o povo e os "Deuses
do Olimpo!"

Devemos reagir por todos os meios começando por divulgar esta
mensagem para todos os europeus.

É uma verdadeira Mafia a destes Altos Funcionários da União Europeia ....

Os tecnocratas europeus usufruem de verdadeiras reformas de nababos
... Mesmo os deputados nacionais que, no entanto, beneficiam do
"Rolls" dos regimes especiais, não recebem um terço daquilo que eles
embolsam.

Vejamos! Giovanni Buttarelli, que ocupa o cargo de Supervisor Adjunto
da Protecção de Dados, adquire depois de apenas 1 ano e 11 meses de
serviço (em Novembro 2010), uma reforma de 1.515 ? / mês. O
equivalente daquilo que recebe em média, um assalariado francês do
sector privado após uma carreira completa (40 anos)..

O seu colega, Peter Hustinx acaba de ver o seu contrato de cinco anos
renovado. Após 10 anos, ele terá direito a cerca de ? 9 000 de pensão
por mês.

É simples, ninguém lhes pede contas e eles decidiram aproveitar ao máximo.

É como se para a sua reforma, lhes fosse passado um cheque em branco.

Além disso, muitos outros tecnocratas gozam desse privilégio:

1. Roger Grass, Secretário do Tribunal Europeu de Justiça, receberá ?
12 500 por mês de pensão.

2. Pernilla Lindh, o juiz do Tribunal de Primeira Instância, ? 12 900 por mês.

3. Damaso Ruiz-Jarabo Colomer, advogado-geral, 14 000 ? / mês.

Consulte a lista em:

http://www.kdo-mailing.com/redirect.asp?numlien=1276&numnews=1356&numabonneXSSCleanedXSSCleanedXSSCleaned=62286

Para eles, é o jackpot.

No cargo desde meados dos anos 1990, têm a certeza de validar uma
carreira completa e, portanto, de obter o máximo: 70% do último
salário.

É difícil de acreditar ... Não só as suas pensões atingem os limites,
mas basta-lhes apenas 15 anos e meio para validar uma carreira
completa, enquanto para você, como para mim, é preciso matar-se com
trabalho durante 40 anos, e em breve 41 anos.

Confrontados com o colapso dos nossos sistemas de pensões, os
tecnocratas de Bruxelas recomendam o alongamento das carreiras: 37,5
anos, 40 anos, 41 anos (em 2012), 42 anos (em 2020), etc.

Mas para eles, não há problema, a taxa plena é 15,5 anos... De quem
estamos falando?

Originalmente, estas reformas de nababos eram reservadas para os
membros da Comissão Europeia e, ao longo dos anos, têm também sido
concedida a outros funcionários. Agora eles já são um exército inteiro
a beneficiar delas:: juízes, magistrados, secretários, supervisores,
mediadores, etc.

Mas o pior ainda, neste caso, é que eles nem sequer descontam para a
sua grande reforma. Nem um cêntimo de euro, tudo é à custa do
contribuinte ...

Nós, contribuímos toda a nossa vida e, ao menor atraso no pagamento, é
a sanção: avisos, multas, etc.

Sem a mínima piedade. Eles, isentaram-se totalmente disso. Parece que
se está a delirar!

Esteja ciente, que até mesmo os juízes do Tribunal de Contas Europeu
que, portanto, é suposto « verificarem se as despesas da UE são
legais, feitas pelo menor custo e para o fim a que são destinadas »,
beneficiam do sistema e não pagam as quotas. E que dizer de todos os
tecnocratas que não perdem nenhuma oportunidade de armarem em
«gendarmes de Bruxelas» e continuam a dar lições de ortodoxia fiscal,
quando têm ambas as mãos, até os cotovelos, no pote da compota?

Numa altura em que o futuro das nossas pensões está seriamente
comprometido pela violência da crise económica e da brutalidade do
choque demográfico, os funcionários europeus beneficiam, à nossa
custa, da pensão de 12 500 a 14 000 ? / mês após somente 15 anos de
carreira, mesmo sem pagarem quotizações... É uma pura provocação!

O objectivo é alertar todos os cidadãos dos Estados-Membros da União
Europeia. Juntos, podemos criar uma verdadeira onda de pressão.

Não há dúvida de que os tecnocratas europeus continuam a gozar à nossa
custa e com total impunidade, essas pensões. Nós temos que levá-los a
colocar os pés na terra.

«Sauvegarde Retraites» realizou um estudo rigoroso e muito documentado
que prova por "A + B" a dimensão do escândalo. Já foi aproveitado
pelos media.

http://www.lepoint.fr/actualites-economie/2009-05-19/revelations-les-retraites-en-or-des-hauts-fonctionnaires-europeens/916/0/344867

Divulgue! DIVULGUE! DIVULGUE! Quantos mais souberem deste descaramento
de r..... melhor!!!...



Quanto mais ganham , mais querem ROUBAR ao contribuinte !!!....gente sem

escrupulos...

terça-feira, 12 de abril de 2011

Boa metáfora para as eleições . . .

Navegavam há meses e os marujos não tomavam banho nem trocavam de roupa.

O que não era novidade na Marinha Mercante britânica, mas o navio fedia!
O Capitão chama o Imediato:
- Mr. Simpson, o navio fede, mande os homens trocarem de roupa!
Responde o Imediato:
- Aye, Aye, Sir!

E parte para reunir os seus homens e diz:
- Sailors, o Capitão está se queixando do fedor a bordo e manda todos
trocarem de roupa.
- David troque a camisa com John, John troque a sua com Peter, Peter
troque a sua com Alfred, Alfred troque a sua com Jonathan ... e assim
prosseguiu.
Quando todos tinham feito as devidas trocas, volta ao Capitão e diz:
- Sir, todos já trocaram de roupa.
O Capitão, visivelmente aliviado, manda prosseguir a viagem.

É MAIS OU MENOS ISSO QUE VAI ACONTECER EM PORTUGAL
NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES?



só depende de TI ! ! ! !



Usa a tua lista de contactos para que TODOS votem em consciência,
vamos mandá-los todos TOMAR BANHO...

Simplesmente . . . fantástico !

sexta-feira, 8 de abril de 2011

O CALDO VERDE EVITA O CANCRO! Por Manuel Luciano da Silva, Médico

Muita gente sabe que o caldo verde é uma sopa de couve portuguesa, tipicamente do norte de Portugal Continental, mas muito divulgada por todo o país.

Couve é o nome genérico que se usa para descrever uma grande família de hortaliça caracterizada por folhas largas, esverdeadas e muito ricas em nervuras, fibra e vitaminas. Existe uma variedade de couves: couve galega, couve lombarda, couve crespa, couve penca, couve tronchuda, couve bastarda, couve repolho, couve bróculo roxo, couve bróculo branco e até couve flor! Mas a couve preferida para se fazer o caldo verde, como deve ser, é a couve chamada galega, muito cultivada na Província do Minho em Portugal.

Na Nova Inglaterra os nossos emigrantes cultivam nos seus quintais a couve galega, depois de usar vários truques para passarem, contra a lei, na alfândega as sementes desta couve preferida. Na América há uma couve semelhante à galega que tem o nome de: "collards".

Devido às temperaturas negativas as couves galegas não se aguentam ao relento durante os meses de inverno e assim a nossa gente usa um tipo de couve crispada chamada "kale". Mas o caldo feito de "Kale" não é genuinamente caldo verde. Perde a sua característica, não pelo tipo diferente de couve, mas sim pelos ingredientes que as cozinheiras imigrantes lhe adicionam e que não devem fazer parte da receita do caldo verde.

Sucede que a composição da "kale soup" é muito complexa: além da couve ou "kale", leva carne de vaca, carne de porco, chouriço, ou linguiça, feijão, batata, cenoura, água, sal e mais não sei quê. Gostosa? Sim, senhor, mas é tão concentrada, é tão forte que até faz lembrar cimento armado ou entulho!...

Em contrapartida a receita do caldo verde é muito simples: água, sal, batata ralada, couves cortadas às tiras fininhas, azeite português e mais nada!

No entanto há muitas donas de casa que não sabem cozinhar o caldo verde como deve ser. Não fazem caldo verde para os seus familiares por que dá muita maçada a cortar as couves às tiras muito fininhas... Mas talvez a razão principal seja por as cozinheiras portuguesas na América pensarem que o caldo verde por ter tantas couves não tem nenhum valor nutritivo, não presta para nada! Como estais enganadas, minhas senhoras!

Se vos disser que de todos os cozinhados tipicamente portugueses o caldo verde é o melhor para a nossa saúde?! Que pensais se vos disser, como médico, que o caldo verde evita o cancro?! E se vos disser que o caldo verde evita os ataques do coração por reduzir no sangue o colesterol, pensais que é fantasia!? E se vos disser mais: que o caldo verde evita as pedras na vesícula e evita as hemorróidas?!

É caso para perguntardes: se isso é verdade, porque é que levou tanto tempo a descobrir que o caldo verde é tão milagroso?!

DOUTOR BURKITT
Na década de setenta o famoso médico inglês Burkitt chefiou um grupo de médicos da Grã Bretanha que foram para a África Central estudar as diferenças entre as doenças que existem na selva e na zona metropolitana de Londres.

Depois de estudos muito apurados o Dr. Burkitt veio a descobrir que existe no continente africano um tipo de cancro diferente que é causado por um vírus. Esta descoberta foi sensacional porque provou-se, pela primeira vez, que certos tipos de cancro podem ser causados por vírus. Em honra desta descoberta o mundo médico mundial passou a chamar a este tipo de cancro: Linfoma não-Hodgkin de Burkitt.

Revelo esta informação médica a respeito do Dr. Burkitt para os leitores melhor apreciarem o calibre das observações que a equipa do Dr. Burkitt veio a registar no que diz respeito às diferenças que existem entre a dieta dos nativos africanos e a dieta do povo londrino.

Primeiro os médicos ingleses verificaram que os nativos nunca tinham prisão de ventre, não contraiam cancro do recto, não tinham ataques do coração, não sofriam de hemorróidas, nem apendicite aguda!

Surpreendidos com estes factos os médicos britânicos constataram que os nativos africanos defecavam ou obravam, durante 24 horas, um volume, QUATRO VEZES maior do que qualquer cidadão inglês!

Admirados com este achado, os mesmos médicos prosseguindo com as suas pesquisas concluíram que a diferença dramática de saúde entre o povo inglês e os nativos em África se devia ao facto dos africanos comerem NOVENTA POR CENTO de ALIMENTOS RICOS em FIBRAS VEGETAIS, que não chegam a ser absorvidos no intestino e saem nas fezes praticamente intactos, aumentando assim o volume fecal, evitando portanto a prisão de ventre!

Nos últimos anos mais de mil especialistas em todo o mundo têm publicado artigos em jornais e revistas médicas sobre as observações da equipa médica do Dr. Burkitt, CONFIRMANDO que os alimentos melhores para a nossa saúde são aqueles que têm mais fibras vegetais não-reabsorvíveis e que nos obrigam a visitar mais vezes a retrete.... Eu tive oportunidade de ouvir uma conferência sobre este assunto pelo Dr. Burkitt, há vários anos, no Hospital de Roger Williams, em Providence, Rhode Island, na qual o famoso médico usou esta frase bombástica: "É MAIS IMPORTANTE SABERMOS O VOLUME DA MERDA DIÁRIA DUMA PESSOA DO QUE O VALOR DO SEU AÇÚCAR OU DO SEU COLESTEROL!"

BENEFÍCIOS DO CALDO VERDE
Para apreciarmos as maravilhosas qualidades do caldo verde temos que primeiro analisar o nosso aparelho digestivo. Qual é o comprimento do nosso tubo digestivo? Qual é a distância que vai da boca até ao ânus? Resposta: O comprimento do nosso tubo digestivo é quase SETE vezes a altura de cada pessoa! Deste modo se um homem tem de altura um metro e meio, o seu tubo digestivo possui DEZ METROS de comprimento! É igual à mangueira de regar o quintal!...

Agora compreendemos melhor porque é que a Natureza exige que a nossa alimentação contenha 90 por cento de alimentos com fibras vegetais que não sejam reabsorvidas. É preciso que a nossa alimentação contenha substâncias que não desapareçam, que não sejam reabsorvidas, no percurso do tubo digestivo, porque de contrário não chegará nada ao fim do canal que tem em média mais de dez metros de comprimento...

Analisemos agora o conteúdo do caldo verde:

COUVES - As couves são a parte mais importante do caldo verde porque são muito ricas em fibras não-reabsorvíveis. Além disso as couves são muito ricas em vitamina A e complexos B (tiamina, riboflavina e niacina). Possuem também cálcio, ferro, fósforo, potássio, mas têm poucas calorias.

AZEITE -- O azeite deve ser português porque é muito rico em ácidos não-saturados que fazem baixar o colesterol mau.

BATATA -- serve para amaciar, tornar mais homogéneo o sabor do caldo verde e o seu valor calórico não está fora de ordem.

ÁGUA QUENTE -- A água quente do caldo verde é muito importante, porque faz funcionar muito melhor os sucos digestivos e os fermentos ou enzimas do aparelho digestivo. A água quente faz descontrair os esfíncteres ou válvulas do aparelho digestivo, estimula a contracção normal da vesícula biliar e relaxa o estômago e os intestinos delgado e grosso, tornando a nossa digestão agradável e saudável.

SAL-- Não deve ser exagerado. Só o preciso!

CHOURIÇO -- O chouriço - para ser cortado às rodelas e pôr no caldo verde -- deve ser cozido à parte para se deitar fora a água porque esta contem os produtos cancerígenos do chouriço devido ao processo de ter sido defumado.

BROA -- A broa deve ser à moda portuguesa feita com o farelo e farinha de milho como se coze na nossa terra.

Quem comer uma malga de caldo verde todos os dias não tem prisão de ventre! Quem não tem prisão de ventre não tem hemorróidas! Por outro lado uma pessoa fazendo as suas necessidades diariamente, o fígado é obrigado a produzir mais bílis e a vesícula a expelir mais sais biliares para untar a tripa por dentro para que os alimentos deslizem melhor. Deste modo saindo mais bílis (rica em colesterol) para o exterior através das fezes, dá-se uma baixa de colesterol no sangue, diminuindo os riscos de ataques cardíacos e de pedras da vesícula (compostas por colesterol)! O caldo verde faz também com que a pessoa emagreça e se torne mais saudável e mais feliz.

CANCRO DO CÓLON
Tem-se verificado uma relação directa entre a prisão de ventre e o cancro do cólon ou do intestino grosso. Porquê? Porque quando há prisão de ventre as fezes ficam paradas no intestino grosso, ou cólon e assim os produtos tóxicos contidos nas FEZES RETIDAS bombardeiam as células da mucosa intestinal de tal maneira que com a REPETIÇÃO deste processo desencadeia-se o princípio do cancro do cólon ou do intestino grosso que é uma doença terrível!

Como contra prova dos estudos que a equipa do Dr. Burkitt observou em África, deram-se aos nativos africanos dietas iguais à que os ingleses e americanos usam com McDonalds, "ice cream" ou sorvetes, pizzas, lasanhas, batatas fritas, etc. Inverteu-se a dieta: em vez de 90 % de dieta com vegetais os nativos africanos passaram a ter uma dieta de SÓ DEZ por cento de vegetais. Resultados: Os nativos começaram a engordar, o colesterol começou a subir, passaram a ter prisão de ventre e a desenvolver hemorróidas como os ingleses e os americanos!

Parece incrível, mas é verdade! No fim do século XX são os povos primitivos a ensinar ao homem civilizado, ao homem dos produtos sintéticos e das pastilhas qual é a alimentação mais saudável!

Há mais de 40 anos visitei as Termas de Melgaço no Norte de Portugal. Estas termas são especialmente dedicadas a doentes diabéticos, cardíacos e renais. Observei então que fazia parte do tratamento obrigatório, a todas as refeições diárias, um grande prato de caldo verde. E todo o doente que quisesse comer fora das três refeições só podia comer mais outro prato de caldo verde! O certo é que todos os doentes melhoravam das suas enfermidades!

Ainda hoje em Coimbra quando os estudantes fazem uma farra ou há uma reunião de curso e se come e se bebe exageradamente... depois duma bela guitarrada, à meia noite, serve-se sempre um caldo verde -- bem quente -- para "limpar e acalmar as entranhas"... Quando tiver uma festa grande em sua casa faça o mesmo: ofereça aos seus convidados um caldo verde para despedida e para terem boa viajem!...

RECEITA DO CALDO VERDE À MODA DE VALENÇA DO MINHO
Dois litros de água; 4 colheres de sopa de azeite português; 750 gramas de batatas; 1 ou 2 couves galegas conforme o tamanho; sal; 1 chouriço (cozido à parte); broa.

TÉCNICA: Deita-se a água numa panela com o azeite e as batatas descascadas cortadas em 4 pedaços. Põe-se sal quanto baste e deixa-se ferver. Quando as batatas estiverem cozidas, tiram-se e passam-se por um passador. Voltam à panela para apurar. Entretanto cortam-se as couves em tiras o mais fino possível. Lavam-se e deitam-se na panela QUINZE minutos antes da sopa ser servida, deixando a panela fever DESTAPADA. Serve-se o caldo verde em tigelas de barro, com uma rodela de chouriço e um bocadinho de broa.

Como já se encontram à venda na Nova Inglaterra as deliciosas sardinhas portuguesas congeladas, pode ser que algum dia algum comerciante se lembre de fazer coisa semelhante e nos mande as couves galegas já cortadas às tirinhas em caixinhas congeladas, prontas a meter na panela, para saborearmos, mesmo durante o Inverno severo na América, o nosso genuíno caldo verde!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

PENSA NISSO , MIGUEL !

Vamos cativar os "abstencionistas" , e trabalhar para construir uma sociedade mais justa , sem "estes figurões" , apoiando um projecto liderado por esse grande senhor , que se chama . . . Miguel Portas !
Nos abstencionistas , existirão com toda a certeza , alguns trunfos para o sucesso de um novo sistema político que coordene todo este "mundo" que poderia ser fantástico , e onde todos mas mesmo todos , poderíamos ter orgulho em viver ! De outros . . . já sabemos bem daquilo que são capazes , infelizmente !
Bloco de Esquerda e Partido Comunista juntos , e mais alguns que se queiram juntar . . . porque não ? Vamos investir nessa "gente" , mas com Miguel Portas à frente . . .
Se se conseguissem compatibilizar todas as diferenças e rivalidades , e se unissem num projecto comum , contra os "barões instalados" (há que correr de vez , com todos eles !) . Só assim me convenceriam a visitar , novamente . . . uma mesa de voto !
Vamos lá a cativar , chamar e dar esperança a todos nós , abstencionistas ! O segredo do sucesso está em saber "cativar" toda esta abstenção , pois é aqui que estão todos os (cada vez em maior número !) descontentes com as "políticas" que têm sido levadas a cabo , nas últimas décadas . . .
A única maneira de os conquistar para a "política activa" , é devolver-lhes a esperança num futuro melhor , e isso só acontecerá com . . . um baralho novo , baralhando e . . . voltando a dar ! ! ! Eu abandonaria esta "letargia" , iria novamente votar e estou certo que muitos fariam o mesmo . . .
Vamos a isso , Miguel ? Tu tens toda a "classe" , capacidade e inteligência . . . para liderar um projecto de mudança , deste calibre , ou não tens ?
Precisamos , acima de tudo , de pessoas com ideais de igualdade e justiça , que se preocupem com as pessoas , com os animais e com a natureza , isto é , com o nosso habitat natural . Estou certo , que serias a pessoa certa no lugar certo , mas para isso , terias de te rodear . . . dos melhores !

Pensa nisso , Miguel !

Terapias caseiras com plantas

Cassia fistula
A Cassia fistula pertence ao grupo botânico das leguminosas (Caesalpiniaceae). A árvore da Cassia tem idade bíblica e é encontrada nos trópicos. Das 400 plantas tropicais dessa espécie, 16 estão no mercado. As frutas Cassia — dependuradas na árvore que atinge até nove metros de altura — são canudos marrom escuros, que medem de 1 a 4 cm de diâmetro e 30 a 60 cm de comprimento. Nos canudos ocos, encontramos lamelas redondas fininhas, cobertas por uma polpa pegajosa, doce e saborosa e também algumas sementes, que não são comestíveis. Apenas chupamos a polpa das lamelas.

A Cassia oferece ajuda valiosa na desintoxicação física, evitando sintomas como tontura, dor de cabeça, prisão de ventre, nervosismo, depressão e eczemas que podem acompanhar a desintoxicação.

1º Efeito laxante
O efeito laxante da Cassia é o mais conhecido. O intestino é apenas levemente estimulado, quando observamos os limites indicados para o consumo.

2º Efeito depurativo
A Cassia ajuda na transferência das toxinas do sangue para o intestino. Durante a desintoxicação, grande quantidade de toxinas podem provocar dor de cabeça e nervosismo. Devido ao consumo da Cassia, esses sintomas desaparecem quando as toxinas passam para o intestino.

3º Limpeza das células
A Cassia também ajuda a transportar as toxinas das células para o sangue. Ela contém senosídeos (glucosídeo), que aumentam a porosidade da membrana celular e atua como uma espécie de solvente para toxinas.

É melhor chupar a Cassia em jejum, no lugar do café da manhã. Ela também pode ser usada à noite ou entre as refeições, contanto que haja um espaço de três horas após a refeição e, pelo menos, de uma hora antes. Também é importante tomar água antes da Cassia.

Devemos começar com pequena quantidade — no primeiro dia, de duas a cinco lamelas, no segundo dia podemos dobrar a quantidade , que pode ser dobrada novamente no terceiro dia. É preciso parar quando aparece uma leve ardência na língua e no esôfago. Quando aparecem reações como diarréia, cólicas ou enjôo, precisamos diminuir a quantidade diária (é melhor tomar MENOS do que NADA).

Guardada em local fresco, ventilado e úmido, a Cassia é bastante durável. Se os canudos ficarem ressecados, podemos embrulhá-los em pano umedecido em água potável. Para abrir, usamos, de preferencia, um simples quebra-nozes. Quando guardamos as lamelas em vidros, elas se mantêm por mais tempo e são fáceis de transportar.

Veja também no livro "Plantas medicinais no Brasil — nativas e exóticas" de H Lorenzi e F.J. Abreu Matos, do Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa - SP, www.plantarum.com.br

Remédio contra tosse
Picamos uma grande cebola roxa e colocamos em um jarro de vidro. Adicionamos mel suficiente para cobrir a cebola completamente. Adicionamos o suco de meio limão. Mexemos e deixamos a mistura até o dia seguinte. De manhã, a mistura estará menos viscosa e, depois de peneirar as cebolas pequenas, aquecemos e tomamos pequenos goles quantidades do suco durante o dia para aliviar a tosse seca irritante.

Cravos reduzem a pressão arterial
Tenho 64 anos. Desde que tomo cada manhã "água de cravos" minha pressão não subiu mais. Deixo cinco cravos de molho durante 24 horas em um copo d'água. Depois bebo o líquido — obviamente sem os cravos. (Fritz, PullsTipp, n º6, junho 2004)

Alho contra frieira persistente
Principalmente quando o tempo está úmido e quente a minha frieira provoca coceira desagradável. Após diversas experiência mal sucedidas encontrei um remédio caseiro. Esfregando diversas vezes os locais com um dente de alho fresco partido ao meio a "teimosa" frieira desapareceu. (Katrin Fugger)

Uma dica da Rússia
Na Rússia, rabanetes são usados há muito tempo para tratar problemas de tireóide. Os pesquisadores russos notaram que uma substância química presente nos rabanetes ajuda a equilibrar os níveis dos hormônios da tireóide.

Compressa de cebola para dor de ouvido
Facilmente esquecemos essa ajuda simples quando a dor de ouvido é forte e precisamos agir depressa. O vapor da cebola melhora a circulação, aumenta a defesa e mata os germes.

Para a compressa, picamos uma ou duas cebolas, aquecemos com um pouco de água e colocamos dentro de uma meia de algodão. Deixamos durante duas a três horas sobre o ouvido que está doendo. Logo as dores diminuem e a infeção melhora. Caso necessário, precisamos repetir a compressa. Desta forma é possível evitar muitos antibióticos.

Compressas de cebolas deveriam ser aplicadas o mais cedo possível, quando começa a dor de ouvido. Quando a inflamação já está muito avançada o edema pronunciado exige outras medidas. (Ariane Müller, Rostock / Natur und Heilen 6/2003).

Alho contra vermes
Quando eu era criança e tinha vermes ( oxiúros ou verme linha ) a minha avó receitava o seguinte:
três dias seguidos deveria tomar um copo de leite com dois dentes de alho amassados. O gosto era horrível. Entretanto, mais tarde isso também foi muito eficaz para os meus filhos. (PULstipp, dezembro, 2002)

Alho contra o antraz
O Centro de Informação sobre Alho da Grã-Bretanha divulgou que o letal antraz é extremamente suscetível ao alho.
O alho é um antibiótico de largo espectro que até bloqueia a produção de toxinas por germes. Uma pesquisa mostrou que o alho é um antibiótico mais poderoso que a penicilina, ampicilina, dioxiciclina, estreptomicina e cefalexina, alguns dos antibióticos usados no tratamento do antraz.

Fontes ricas de antioxidantes
As ervas com a maior atividade antioxidante pertencem à família do orégano. Pesando a mesma quantidade de orégano fresco, maçã e laranja, verificamos que o orégano é 42 vezes mais ativo do que a maçã e 12 vezes mais ativo do que a laranja. Ervas e condimentos frescos são mais saudáveis e contém níveis de antioxidantes superiores aos produtos processados. Por exemplo, a atividade antioxidante de alho fresco é 1,5 vezes superior ao alho em cápsulas. (Journal of Agricultural and Food Chemistry 1.11.01)

A milagrosa romã
Se alguém estiver com a garganta inflamada, cortamos uma romã ao meio e fervemos em meio litro de água. Deixamos esfriar. Depois, tratamos da inflamação com gargarejos, três vezes ao dia. A romã também pode ser usada para prevenção. Tiramos a semente e deixamos a casca secar. Guardamos a casca para fazer um chá em época de gripe. Toda a família vai tomando este chá e ninguém fica com gripe.

Combatendo as hemorróidas
No tronco de uma bananeira fazemos um corte e colhemos a seiva que escorre em um frasco amarrado no tronco. Depois, pingamos gotas desta seiva sobre as hemorróidas. Repetindo essa aplicação a dor e as hemorróidas vão desaparecendo.

Combatendo a anemia
Misturamos um copo de vinho tinto com um ovo cru e uma colher de sopa de mel e bebemos — bem devagar — cada noite antes de dormir. Assim, enfrentamos a anemia e obtemos mais força.


Maracujá e diabete
A casca do maracujá é excelente fonte de pectina (fibra solúvel) que dificulta a absorção dos carboidratos.Por isso, o consumo de farinha de maracujá é indicado para o diabético, pois modula a glicemia sangüínea.

Para obter a farinha, lavamos a fruta e retiramos a polpa (as sementes). Colocamos a casca na assadeira e levamos ao forno baixo até secar. Trituramos e peneiramos. Guardamos em vidro esterilizado, seco e tampado.

A farinha é consumida diariamente durante as refeições: meia colher de sobremesa (no suco, na sopa, no arroz e feijão ou no leite do café da manhã). Após quatro dias de uso, repetimos o exame de glicemia e constatamos a redução. O efeito é imediato, porém o consumo precisa ser contínuo. (Dra. Helena Bernardo)

Para queimaduras
Colocamos batata inglesa ralada sobre a queimadura de 1º e 2º grau. Espalhamos e deixamos 1/2 cm durante uma noite inteira. Colocamos a camada seguinte sobre a anterior seca. Usamos duas vezes ao dia para queimadura de 1º grau e quatro vezes ao dia para queimaduras de 2º grau.

Para tosse
Compressas com batata aliviam a tosse nas crianças. Cozinhamos três batatas, amassamos com a casca e embrulhamos em um pano. Depois colocamos sobre o peito e cobrimos com um pano de lã. Com isso desaparece mesmo uma tosse muito forte!

Cebola contra diabete
As cebolas apresentam um forte poder curativo contra a diabete. Em muitas culturas a cebola pertence tradicionalmente aos remédios contra essa doença. O primeiro estudo científico indicando a cebola como remédio para o diabético data do ano 1923. Pesquisas recentes confirmaram o efeito da redução do açúcar no sangue (por exemplo, tomando 25 a 200 ml de suco fresco por dia). Parece que as cebolas atuam sobre o fígado.
(Natur und Heilen, março de 2002)

Cebola e resfriado
Um remédio caseiro antigo contra resfriado é o seguinte: coloque à noite, no criado mudo, uma cebola partida ao meio, com a face cortada para cima.

Atenuar dores dos doentes com artrite
Uma pequena quantidade diária de gengibre — que tem propriedades anti-inflamatórias — atenua as dores, diminui o inchaço e aumenta a mobilidade dos doentes com artrite.

Dica da Mica
A maneira mais simples de combater o herpes labial consiste em partir um dente de alho e passar na feridinha. O alho também é muito útil no tratamento do "pé-de-atleta". Quando aparece uma micose, passamos um dente de alho fresco, esmagado, entre os dedos do pé. Nenhuma lesão resiste a este tratamento.

Mãos úmidas
Quem tem as mãos sempre úmidas pode, cada manhã, colocar quatro a cinco gotas de suco de limão (de preferência de cultura orgânica) em cada palma e friccionar até absorver. O suco de limão também é um excelente desodorante nas axilas.

Maneira simples de aliviar a dor de cabeça
Coloque casca de limão sobre a testa e deite para descansar durante meia hora . Logo, logo você começa a sentir o efeito.

Cataplasma de cenoura para a garganta irritada

Cathy Rogers, Seattle, EUA

Quando pacientes chegam ao consultório reclamando de dor de garganta, freqüentemente recomendo um cataplasma de cenouras.

Este é um remédio antigo que rapidamente alivia a inflamação de garganta. Para o tratamento, você precisa de uma cenoura grande, um lenço de algodão, um pano fino de algodão e um cachecol de lã. Ralamos a cenoura e colocamos no centro do lenço. Dobramos duas pontas opostas do lenço para achatar a cenoura. Colocamos em volta da garganta e prendemos o lenço com um alfinete. Mergulhamos o pano em água gelada, torcemos e amarramos em cima do cataplasma. Cobrimos tudo com o cachecol de lã e prendemos. Deixamos em volta da garganta de 30 a 45 minutos, ou até que o cataplasma fique quente. Repetir o tratamento tantas vezes quanto necessário (pode ser durante a noite inteira).

Um cataplasma frio melhora a irritação e reduz a inflamação e o inchaço. Também estimula a circulação e a drenagem linfática. Já experimentei o tratamento usando só uma compressa fria, mas é bem mais eficiente quando usamos também a cenoura.

Como limpar os olhos de maneira natural
Enchemos o copinho plástico para banho ocular com água e quatorze gotas de suco de limão. Encostamos o copinho no olho e piscamos doze vezes. Jogamos a água fora e preparamos outra solução para o outro olho. Assim, limpamos os olhos de maneira natural permitindo que a luz solar ative as glândulas pineal, tireóide e timo. Isto estimula a produção de melatonina e mantém a pessoa ativa e alerta. (Orientação recebida do médico indiano Dr. Ramchand Bulchand, http://www.bulchand.com durante o seminário prático realizado no 7º Congresso da União Vegetariana em Widnau, Suíça, em julho de 1999)

Se me for permitido . . .

Com toda a frontalidade que me é característica , e doa a quem doer , quero dizer aqui , em discurso directo , que não me incluo neste rol de ataques e acusações ao governo PS (ainda em funções . . .) . Há muito tempo que nada me move a favor desta "democracia da treta" , e muito menos , de qualquer um destes partidos políticos !

Mas quero dizer também , que não ficava de bem com a minha consciência , se não dissesse aqui e agora , no preciso momento em que está na moda , e é de bom tom . . . desancar no governo do partido socialista , que apesar de mau , considero que José Sócrates foi só o melhor primeiro ministro que passou por Portugal , após 25 de Abril / 74 !

Ainda levaria algum tempo a referir algumas das coisas positivas , pelo menos quando comparadas com as levadas a cabo . . . por "outros" !

Penso que ao ler isto , o número dos meus amigos , reduzir-se-á drasticamente , mas isso não me preocupa , pois só preciso dos bons , e esses , estou certo de que não me abandonarão . . .

terça-feira, 5 de abril de 2011

Sondagem . . .

Perante a actual crise, A ONU resolveu fazer uma grande sondagem mundial.


A pergunta proposta era:


"Por favor, diga honestamente, qual a sua opinião sobre a escassez de alimentos no resto do Mundo."





O resultado foi desastroso:

- Os Europeus do Norte não entenderam o que é "*escassez*".


- Os Africanos não sabiam o que era *alimentos*".


- Os Espanhóis não sabiam o significado de "*por favor*".


- Os Norte-americanos perguntaram o significado de "*o resto do Mundo*".


- Os Cubanos estranharam e pediram maiores explicações sobre "*opinião*".


- O Parlamento português ainda está a debater sobre o que significará a expressão "*diga honestamente*"