domingo, 30 de junho de 2013

Azeite contra a osteoporose



Guarde bem este nome: oleuropeína. É a substância, encontrada no azeite extravirgem, é a nova arma da nutrição para evitar e combater a osteoporose - doença que acelera a perda de massa óssea.

O cálcio que se cuide, porque o seu posto solitário de melhor companheiro do esqueleto anda ameaçado. Calma, o mineral não vai perder o seu lugar de destaque como protetor dos ossos - muito longe disso. A questão é que a ciência descobriu um forte concorrente para dividir com ele essa prestigiada posição. É o caso da oleuropeína, presente no azeite .

Um estudo da Universidade de Córdova, em Espanha, revela que esse tipo de polifenol aumenta a quantidade de osteoblastos, células que fabricam osso novinho em folha. Consumi-la , portanto, traria imensas vantagens para manter o arcabouço do corpo em pé ao longo da vida.

O tecido ósseo é dinâmico, destruído e construído constantemente - explica o geriatra Rodrigo Buksman, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, em Brasília. Os osteoblastos ajudam justamente a realizar a reconstrução. É como se fossem a massa corrida colocada na parede para tapar os furos que aparecem com o tempo. Sem essas células, os buracos ficam maiores, os ossos enfraquecem e cresce o risco de fraturas. O envelhecimento e a menopausa provocam uma queda na concentração de osteoblastos no organismo. Daí a importância da reposição desses construtores, que recebem um belo reforço com a inclusão do azeite extravirgem no dia a dia, a melhor fonte de oleuropeína. Aos 30 anos o nosso corpo atinge a quantidade máxima de massa óssea e, a partir daí, começa a perdê-la - nota o ortopedista Gerson Bauer, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Por isso é que se diz que a prevenção da osteoporose se inicia muito antes da maturidade. Com o azeite, no mínimo, esse processo destrutivo demora mais tempo para ocorrer.

Bastam 2 colheres por dia. Mas tem que ser do tipo extravirgem, que concentra maiores teores da substância.

De preferência, use-o em saladas e ao finalizar pratos quentes - o azeite não gosta de calor e, se for posto ao lume, perde grande parte das suas qualidades.

E, se alguém quiser substituir sua fonte de oleuropeína de vez em quando, saiba que existe mais uma opção:

A substância também é fornecida pela azeitona, de onde o óleo é extraído.

Dra. Maria Dora Ruiz Temoche

Sem comentários: