sábado, 7 de dezembro de 2013

Nelson Mandela (21 frases a fixar)


Transcrevemos algumas citações do ícone mundial sobre tolerância, amor ao próximo e unidade que apesar dos 27 anos de prisão nunca pensou em atribuir-se um título especial e tão pouco adulterar ou fabricar uma constituição para continuar no poder. Nelson Mandela formou um governo reconciliador, não se vingou de ninguém e manteve intacta a dinâmica económica no país. Exemplarmente, ficou apenas um mandato na presidência e terminou o resto dos seus anos humildemente em actividades sem fins lucrativos e junto da família.

1 - Sonho com o dia em que todos se levantarão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.

2 - Liberdade parcial não é liberdade

3 - Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia

4 - Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá a próxima refeição e há crianças com fome que choram.

5 - O dinheiro não cria o sucesso, mas sim a liberdade de criar o sucesso.

6 - Ninguém nasce a odiar outra pessoa pela cor de sua pele, ou pelo seu passado, ou pela sua religião. As pessoas aprendem a odiar, e se eles podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.

7 - Ser livre não é apenas libertarmo-nos das correntes que nos aprisionam, mas também viver de uma forma que respeite e valorize a liberdade dos outros.

8 - Uma nação não deve ser julgada pela forma como trata os seus cidadãos mais elevados, mas como trata os mais rebaixados.

9 - Tenho acalentado o ideal de uma sociedade democrática e livre em que todas as pessoas viverão juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal pelo qual espero viver. Mas, se for preciso, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer.

10 - A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo.

11 - Não há mais caminho fácil para a liberdade em lugar algum, e muitos de nós têm que atravessar o vale das sombras da morte de novo e de novo antes de alcançarmos o topo da montanha de nossos desejos.

12 - Uma boa cabeça e um bom coração são sempre uma formidável combinação.

13 - Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.

14 - Quando somos libertados de nossos medos, nossa presença automaticamente liberta a outros.

15 - É melhor liderar de trás e colocar outros na frente, especialmente quando você celebra a vitória quando coisas legais acontecem. Você assume a linha de frente quando há perigo. Daí as pessoas apreciarão sua liderança.

16 - Se quiser fazer as pazes com o seu inimigo, você tem que trabalhar com ele. Daí, ele se torna seu parceiro.

17 - Sempre parece impossível até que seja feito.

18 - Como um líder, eu sempre me esforcei para ouvir o que cada pessoa tinha a dizer numa discussão antes de dar a minha própria opinião. Com frequência, minha opinião simplesmente representará um consenso do que eu ouvi na discussão. Eu sempre lembro o conceito básico: um líder é como um pastor de ovelhas. Ele fica atrás do rebanho, deixando o mais esperto sair na frente, sendo seguido pelos outros, sem reconhecer que desde o início eles estão sendo dirigidos por trás.

19 - A maior glória em viver não está em jamais cair, mas em nos levantarmos cada vez que caímos.

20 - Liberdade não é meramente tirar as correntes de alguém, mas sim viver de uma forma que respeita e aumenta a liberdade dos outros.

21- A morte é inevitável. Quando um homem fez aquilo que considera ser o seu dever para com o seu povo e o seu país, poderá descansar em paz. Eu acredito que fiz esse esforço e, por isso, irei dormir até à eternidade.

Sem comentários: