sábado, 28 de dezembro de 2019

Semear favas e ervilhas

A vegetação já se vestiu com as cores do Outono...o Inverno aproxima-se...a terra saciada pela abundancia das chuvas, convida às primeiras sementeiras...favas...ervilhas...ao plantar das couves...brócolos...cebolas..

As favas são um alimento muito saudável e completo, extremamente energético, fonte de próteinas vegetais.
Por esse facto, também utilizadas como complemento na alimentação animal, mulas , burros...cavalos. Ao final de cada dia de trabalho, recebiam uma porção de favas, a chamada "ração de cavalo"

A sua composição nutricional, rica em Molibdénio, Folatos, Potássio,Triptofanos,Manganésio,Magnésio, Ferro,Cobre,Fosforo, vitamina B1e Fibras, atribui a este alimento um papel importante na recuperação de estados físicos de debilitados... convalescencia de doenças infecciosas...situações de anemia e estados de gravidez.

Em secas, eram com frequencia transformadas em farinha.
Colocada num tabuleiro, com canela e acucar amarelo (de cana), consumida depois em papas, adquirindo a forma de um alimento energético muito revigorante.

A sementeira, feita nos meados de Outubro, princípios de Novembro, não requer muitos mimos.
Devido às suas carateristicas rùsticas, produzem e sobrevivem em solos pobres, bastando basicamente, deita-las à terra, adicionando-lhe um pouco de adubo e aguardar que as mesmas se desenvolvam.


O adubo, pode ser o que estiver à mão, um pouco de Amónio, cinza...Foscamónio, tudo misturado, no entanto, a quantidade de Amónio em relação a outros componentes deve ser reduzida, por exemplo, uma parte, para oito de cinza, por ser muito agressivo quando em contacto directo, correndo o risco de queimar.


O terreno a cultivar, apresentando grande abundância de erva, antes de se preparar a terra, manualmente ou com auxilio de pequena máquina agrícola, com fresa, deve-se eliminar esse excesso, caso contrário vai dificultar o trabalho, enrolando-se na alfaia.



Com a ajuda indespensavel do "velho motocultivador" , a sementeira, fi-la em regos, distanciados cerca de 40 centímetros, podendo tambem ser feita em pequenas covas...mas como já referi, podem apenas espalhar-se por cima da terra, enterrando-as um pouco, cobrindo-as apenas.

No entanto optei por semeá-las com algum critério , dispondo-as de modo a que depois, se necessário, seja mais fácil a sacha...dar-lhe alguma atenção. Prefiro semear menos e dar-lhe algum cuidado, de modo a obter uma boa produção.


Maio será o mês da colheita.
Lá diz o povo "Maio as dá, Maio as leva", mesmo é dizer que este é o periodo em que se encontram nas condições ideais para serem colhidas, consumidas em verde. Depois disso , começam a ficar rijas, no entanto, durante mais algum tempo, se lhe retirar-mos a pele , ainda é possivel confeciona-las.

Uma vez por semana, procuro as que já se encontram com a vagem cheia, colho-as, descasco-as, dou-lhe um escaldão, cerca de quatro minutos, emersas em água a ferver, posteriormente arrefeço-as em água fria, embalando-as em pequenos sacos de plástico, procedendo á sua congelação.
Conservam-se o ano inteiro.

Se pretender-mos guardá-las para semear no ano seguinte, ou para fazer farinha, temos de as deixar concluir o precesso de maturação, colhendo-as só no Verão, quando já se encontram bem secas.

Aconselho a fazê-lo, pois um quilo de favas secas, oxcila entre três a cinco euros.


ERVILHAS...

As ervilhas pertencem tambem à familia das leguminosas, são ricas em vitamina A, C e do complexo B, assim como Ferro,Calcio, Enxofre e Potássio.
O seu cultivo remota á milhares de anos, com origem na Asia Central e na Europa, possuindo dezenas de variedades.

Cultivam-se basicamente da mesma forma que as favas, embora um pouco mais tarde...finais de Novembro, principios de Dezembro.

Embora resistentes a baixas temperaturas, são mais frageis, sensíveis, carecem de maior atenção.

Começando pela sementeira, o desejável será utilizar uma base de fertelizante organico, estrume e cinza, com a adição de pequena percentagem de adubo quimico de prefundidade existindo tambem o cuidado de não as deixar demasiado enterradas, basta cobri-las.






A escolha de um terreno, "leve" com boa drenagem e exposição solar, é importante. A existencia de uma ou outra árvore, tambem se mostra benéfica, devido à protecção que oferecem, em caso de eventual queda de geadas.




Consumidas em verde, assim que as vagens se encontrem cheias, podem ser colhidas. Congeladas, podem guardar-se vários meses.
Ou se colocam diretamente no congelador, como costumo fazer, ou escaldadas primeiro, neste caso, cerca de 2 minutos e depois arrefecidas em água fria.

Sem comentários: