A seguir reproduzimos três artigos dele publicados no jornal Granma.
Quantas Anne Franks morreram na Palestina?
Anne Frank esteve escondida do terror fascista em Amsterdã de 1942 a 4 de agosto de 1944. Seu diário é talvez o diário mais famoso do mundo moderno. Na manhã de 4 de agosto de 1944, Ana foi detida pela potência ocupante. Por estarem escondidos, foram considerados criminosos e acabaram enviados para Auschwitz. Anne Frank era judia.
Ana provavelmente morreu em março de 1945, não se sabe ao certo. Também não se sabe a verdadeira causa de sua morte, acredita-se que tenha sido por causa do frio; Eu gostaria de poder dizer que ele morreu de amor. Mas não foi o caso. Apesar do horror, Ana, aos 16 anos em que morreu, não faltou amor. “Quero ser útil ou levar alegria a todas as pessoas, mesmo àquelas que nunca conheci. “Quero continuar vivendo mesmo depois da minha morte”, escreveu ele na quarta-feira, 5 de agosto de 1944.
Em dezembro de 2022, um adolescente de 16 anos, Al-Rimawi, foi morto com dois tiros nas costas, na Palestina. O primeiro saiu pelo peito, o segundo pelo abdômen. Segundo o exército da potência ocupante, os soldados atiraram contra alguns “suspeitos” de atirar pedras e grafitar um carro. No domingo seguinte, Jana Zakarneh, de 16 anos, foi assassinada por soldados israelenses na Cisjordânia. Chana e sua família estavam escondidas em sua casa no meio de uma incursão do exército israelense que disparava contra os telhados dos edifícios. A certa altura, conta o tio, Jana foi até o telhado para ver se algum familiar havia se ferido. Lá ela foi encontrada assassinada, na mesma idade em que Anne Frank morreu. Segundo o tio, a adolescente levou quatro tiros, dois no rosto, um no ombro e um quarto no pescoço. Segundo o ministro da Defesa da potência ocupante, tudo foi um acidente “se realmente não estivesse envolvido em terrorismo”. Ou seja, como Ana anos atrás, talvez esconder-se do terror faça de você um criminoso.
Em novembro de 1940, os nazistas estabeleceram o Gueto de Varsóvia. A superlotação era tanta que havia em média 9,2 pessoas por quarto. Eles mal conseguiram sobreviver devido à escassez de água e comida. Antes da Segunda Guerra Mundial, os judeus viviam nos distritos comerciais de Varsóvia. Os invasores nazistas bombardearam violentamente os bairros da cidade que abrigavam judeus, com o número de mortos estimado em 30 mil.
Após a ocupação, os judeus foram confinados à força em guetos. O de Varsóvia foi o maior. O gueto era cercado por muros e cercas de arame farpado. Quem saiu do local sem autorização foi baleado na hora. Com a intenção de matar de fome os moradores do local, os nazistas reduziram a entrada de alimentos no gueto. Rodadas de prisões foram feitas e os capturados foram levados para campos de concentração onde foram assassinados.
Em 18 de janeiro de 1943, os judeus do gueto pegaram em armas. Os judeus conseguiram trazer armas para o local em pequenos grupos e prepararam-se para a resistência. Os insurgentes conseguiram controlar o local e montaram barricadas. Em 19 de abril, três meses após a heróica resistência, ocorreu o ataque final das tropas fascistas. Num mês assassinaram 13.000 judeus, cerca de metade queimados vivos. Sabendo que a vitória era impossível, os judeus lutaram até a morte. Eles não pediram trégua. Eles eram heróis para seu povo.
Os sionistas dizem que não compreendem porque é que os palestinianos pegam em armas e que a sua insurreição é terrorismo. Deixe-os ler sua própria história. Onde diz Ana, coloque Jana. Onde diz que os judeus colocaram os palestinos, onde diz que Varsóvia colocou Gaza e onde diz que os nazistas colocaram os sionistas. Talvez então eles entendam.
—-
O feio, o mau, o bonito e o bom
Os palestinos são feios, é nisso que a mídia hegemônica quer que acreditemos. As fotos que eles nos mostram são de pessoas com pele acobreada, quase todas imagens de pessoas demonstrando dor, mas sentadas sobre caroços, entre escombros, amontoadas, com a barba por fazer, sem pentear os cabelos, sem tomar banho. Estes palestinos são meio incivilizados, querem que pensemos.
Seus mortos aparecem cobertos de panos, não vemos seus rostos nem sangue. Contudo, quando se trata dos israelitas é outra coisa. Com rostos de dor, mas penteados, limpos, em ambientes assépticos, com a pele muito mais branca, esses israelitas. Vejo até uma fotografia em grande plano de uma mulher que nos conta que foi raptada pelo Hamas. Jovem, loira, de olhos azuis, com piercing prateado no nariz, lábios grossos, sugestivos e pintados, tez lisa. Quase perfeito, de acordo com o cânone ocidental.
Note-se que não é o pior meio hegemónico. Ele ousa nos contar, num mar de notícias tendenciosas a favor do invasor, ocupante há décadas, e genocida, algumas notícias sobre suas ações causando a morte de civis e inocentes. Neste caso, a ideia avançada é equiparar o ocupante ao ocupado. Desenhe como simétrico um conflito em que a parte invasora tenha o apoio militar unânime da OTAN.
Estima-se que 4.200 pessoas morreram; O número de palestinos é o dobro dos israelenses. Os aviões sionistas continuam a bombardear a Faixa de Gaza, que reduziu a escombros. O local é considerado o de maior densidade populacional do mundo. Guernica, Lídice vem à mente. Mas a embaixadora de Israel em Londres, Tzipi Hotovely, afirma que não há crise humanitária na Faixa de Gaza, apenas uma operação militar.
Mas também não vamos nos desesperar. A mesma mídia hegemônica nos anuncia, quase para compensar tanto horror com nomes e sobrenomes, que são os lugares “mais suaves” da paneta. Aqueles bairros mais “divertidos, interessantes e elegantes”. Como tudo é gostoso nesses bairros! Há também fotos desses lugares de gente bonita se divertindo “rica”, para todos nós vermos.
Existem meios piores. O jornal de direita mais popular nos EUA coloca na primeira página uma imagem de um líder do Hamas com uma manchete que diz “homem morto caminhando”. A frase vem, historicamente, de como era anunciada na prisão a caminhada do preso até a sala de execução.
A manchete também parece uma propaganda, como a do carro, mas desta vez anuncia um assassinato que está por vir, a crônica de uma morte anunciada, sem julgamento, sem provas, sem presunção de inocência. Algo como “procurado, vivo ou morto”, mas neste caso, apenas morto.
Em Chicago, um homem de 71 anos esfaqueou até a morte um menino palestino de seis anos.
Setenta e um anos deveria ser uma idade venerável, seis anos deveria ser uma idade sagrada. O homem também esfaqueou a mãe. O assassino, proprietário do apartamento das vítimas, discutiu com a mãe sobre o conflito e considerou resolver a discussão esfaqueando a criança 26 vezes. Um homem alienado, sem dúvida, mas qual foi a atmosfera de ódio doentio que desencadeou a sua fúria assassina? Talvez ele tenha ficado entusiasmado ao ver na televisão, horas após horas, em constante monotonia, como os culpados são os palestinos, aqueles cabelos castanhos, com a barba por fazer, sem pentear, sem tomar banho, esses potenciais terroristas. Não será esta a mensagem da embaixadora israelita no Reino Unido, quando nos diz, implicitamente, que todos os mortos em Gaza são objectivos militares?
Um oficial israelense pediu que a água não fosse permitida em Gaza, o que seria um sinal de fraqueza de acordo com o personagem. Quase dois milhões de pessoas vivem em Gaza. Um veterano ianque, numa análise sobre o que o exército israelita deveria fazer, esclarece-nos que, por cada civil morto, dez palestinianos tornar-se-ão militantes. Ele fala de um cenário hipotético em que tropas invasoras matam 150 civis “por acidente, pois já sabemos que o Hamas não respeita vidas inocentes”. Por outras palavras, ele vende-nos a ideia de que, dos quase 3.000 mortos nos bombardeamentos genocidas dos ocupantes, apenas 150 são civis; e foram mortos “por acidente”; em qualquer caso, por causa dos palestinos.
Uma frente de grupos estudantis solidários com a Palestina, da Universidade de Harvard, escreveu uma carta apelando ao fim da agressão israelita contra a Palestina. Pobres estudantes, a fúria do sistema caiu sobre eles. Desde que a carta foi publicada, o assédio não parou. Alguém considerou útil que um carro circulasse pelo campus universitário com buzinas acusando os meninos de apoiarem terroristas e com fotos dos signatários da carta, para que todos soubessem quem eram. Se amanhã outro louco decidir esfaquear um dos signatários, a culpa recairá sobre o assassino, mas pouco se falará sobre os instigadores.
As autoridades universitárias manifestaram-se contra este assédio automóvel, mas também contra a carta. Veremos, o dinheiro manda, não vamos esquecer. Existem outras maneiras de suprimir qualquer dissidência. Grandes doadores para a referida universidade, isto é, milionários que contribuem com milhões em contribuições para a universidade de elite, estão anunciando que deixarão de apoiar o centro devido à sua posição branda contra grupos pró-palestinos.
Na feira do livro de Frankfurt, a maior do mundo, está suspensa a apresentação de um livro da escritora palestiniana, Adania Shibili. O livro narra acontecimentos reais, quando em 1949 um grupo de soldados israelenses estuprou e assassinou uma menina palestina. Os organizadores dizem que o forno não é para cupcakes… Palestinos?
A roda continua girando.
—-
Guernica: o genocida sempre tem algum argumento para justificar sua existência
Quando as coisas ficam extremamente difíceis, as pessoas publicam poesia. Gostaria de apelar a um lugar-comum para explicar o fenómeno, mas a explicação não é assim tão fácil. Na complexidade infinita que nos define como raça humana, quando as barragens dessa humanidade se rompem e, como uma avalanche, a sua antítese emerge sem controlo, o que fazer é a própria essência da confusão.
Todos somos de alguma forma culpados pelo ser coletivo que comete um crime. Não somos apenas humanidade quando somos exaltados. Talvez a poesia seja a última trincheira simbólica que nos resta quando outra parte de nós desistiu de nós. Talvez seja o resgate. Talvez seja a nossa invocação à Fênix que nos habita. Veja, acabei no lugar comum que evitei.
Mas não vou me desculpar por isso.
Guernica foi pintada há 87 anos em resposta, nesse mesmo 1937, ao bombardeamento, em 26 de abril, da cidade basca com o mesmo nome. Juan Larrea trouxe a Picasso a ideia urgente de transformar o símbolo do crime em arte: 1.654 pessoas morreram sob as bombas da legião Condor dos nazistas, e o mundo acabou por considerá-lo, graças ao pintor espanhol, o epítome de um crime abominável.
Nesse mesmo ano, René Magritte também fez do genocídio tema de uma pintura: Le Drapeau Noir (A Bandeira Negra). Alguns dispositivos voadores, sinistros e frios, ocupam quase toda a área da pintura, e abaixo deles apenas uma paisagem árida e escura. O silêncio da pintura contrasta com o som ensurdecedor de Guernica, mas é dramático.
De alguma forma eles se complementam. Magritte pintou o agressor, Picasso as vítimas.
Pelo mesmo motivo, Paul Éluard escreveu um poema que começa dizendo: Mundo tranquilo de casas em mau estado / À noite e aos campos, e depois diz: Rostos prontos para tudo / Aí vem o vazio para te consertar / A tua morte vai para ser um exemplo.
Sua morte vai servir de exemplo, grita Éluard.
Uma frase banal diz que a única certeza é a morte. Na realidade, para que aconteça, a vida deve tê-lo precedido e, portanto, a certeza fundamental não é o fim, mas a história que nos conduziu a ele. A vida é o que sempre nos define, por mais que a morte nos rodeie. Não importa o quanto provoquemos isso como uma negação de nós mesmos.
Guernica foi o preâmbulo, não esqueçamos. A indiferença a isso levou a males tremendos. Quase absoluto. Da Guernica local à Guernica global, passaram-se alguns anos. Ele deixou o gueto até a morte, chegando de avião. O genocida sempre tem algum argumento para justificar a sua existência. Para repetir o crime novamente. Os atores mudam e ainda assim continuam fazendo parte do mesmo ser coletivo que todos nós somos. Ele é aquele que se recusa a morrer.
O fascista insolente ainda tem a arrogância de pedir às Nações Unidas que deixem de ser a razão pela qual foram criadas. Ele aproveita sua plataforma para reiterar o grito de Viva a morte!
Paulo termina: Os marginalizados, a morte, a terra e o nojo / Dos nossos inimigos têm a chatice / A cor da nossa noite / Nós a venceremos.
Devemos superar a morte, ou melhor ainda, superar as causas que a alimentam, mesmo que o preço disso seja que não se pintem mais quadros, nem se celebre mais poesia como refúgio da culpa, por aquilo que nunca deveríamos ter sido.
Al Mayadeen/La Haine
TAG:
Genocídio do povo palestino
Sem comentários:
Enviar um comentário