segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Cabelo longo masculino



Tradicionalmente, o Cabelo Comprido sempre foi Símbolo de Masculinidade, pois todos os Grandes Guerreiros da História tiveram cabelo longo, desde os gregos (escreviam que odeiam os cabelos dos seus heróis) até os Nórdicos, desde os Índios Americanos (famosos por suas longas cabeleiras reluzentes) até os Japoneses... e quanto mais longo e lindo fosse o cabelo, mais Viril se considerava o guerreiro.

Os Vikings detinham suas Tranças e os Samurais usavam seus Cabelos Longos como Símbolo de sua Honra (eles cortam a trança quando perdem a honra).
Os Romanos foram aqueles que ′′inventaram′′ o cabelo curto, por assim dizer de alguma forma, entre os séculos I a.C. e V d. C. nas batalhas, e eles acreditavam que isto lhes dava vantagens defensivas, pois seus adversários não podiam agarrá-los no cabelo, e também isto os ajudava a reconhecerem-se uns aos outros no campo de batalha.
Mas ao mesmo tempo foi uma decisão política, e os imperadores impuseram aos homens este costume como forma de controle político-social.
Muitos povos continuaram a manter o costume tradicional de associar os cabelos longos à masculinidade, mesmo depois das invasões romanas, e até existiram sociedades que obrigavam os homens a usarem perucas porque seus cabelos naturais não eram bonitos o suficiente (ex: França século XIII).
Cabelo curto nos homens é uma ′′invenção′′ relativamente nova que nada tem a ver com estética. Hoje em dia os homens usam-no curto, porque os povos que foram conquistados pelos romanos adotaram este costume geração após geração, e nós herdamo-la. Atualmente, parece quase natural e muitos acham que os homens parecem melhores assim, mas essa crença é resultado de uma doutrinação cultural.
Além das razões que os romanos tinham para cortar o cabelo, o cabelo curto passou a ser um símbolo de humilhação. Quando um guerreiro era capturado, cortava-se a sua juba para humilhá-lo, para lhe tirar a sua formosura, e esse costume foi retomado no que hoje é o serviço militar.
Quando os novos soldados começam o seu treino, a primeira coisa que lhes fazem é cortar os cabelos para minar a sua autoestima, fazê-los submissos e fazê-los ver quem manda.
Hoje parece algo inocente, os homens não se preocupam tanto com a estética e além disso é muito confortável usá-lo curto para eles... mas se pensarmos bem, a obrigação social de cortar o cabelo é comparável à opressão sofrida pelas mulheres ao longo da história, não deixando elas mostrarem suas pernas por usarem saias curtas e coisas assim, que já não se aplica mais na maioria das culturas mundiais.
O Cabelo Comprido para o homem simboliza Liberdade.

Via: NOVA TERRA NASCENDO

Sem comentários: