VLADIVOSTOK – Com uma mensagem sonora, o Presidente russo, Vladimir Putin, abriu e encerrou o seu discurso bastante detalhado no Fórum Económico Oriental, em Vladivostok: "O Extremo Oriente é a prioridade estratégica da Rússia para todo o século XXI."
E é exatamente essa a sensação que você tem antes do discurso, interagindo com líderes empresariais reunidos na bela área do fórum da Universidade Federal do Extremo Oriente (inaugurada há apenas 11 anos), tendo como pano de fundo a ponte suspensa por mais de quatro quilômetros de extensão que leva ao Ilha Russky, no estreito oriental do Bósforo.
As possibilidades de desenvolvimento no que é efectivamente a Ásia Russa, e um dos principais nós da Ásia-Pacífico, são literalmente surpreendentes. Dados do Ministério para o Desenvolvimento do Extremo Oriente Russo e do Ártico – confirmados por alguns dos mais cativantes painéis do Fórum – listam cerca de 2.800 projetos de investimento em curso, 646 dos quais já estão operacionais, com a criação de vários Zonas Económicas Especiais Avançadas Internacionais (AZES) e a expansão do Porto Livre de Vladivostok, que alberga várias centenas de pequenas e médias empresas (PME).
Tudo isto vai muito além do “pivô para o Leste” da Rússia anunciado por Putin em 2012, dois anos antes dos acontecimentos de Maidan em Kiev. Para o resto do planeta, e muito menos para o Ocidente colectivo, é impossível compreender a magia do Extremo Oriente Russo sem lá estar – a começar por Vladivostok, a fascinante capital não oficial do Extremo Oriente, com as suas belas colinas, arquitectura marcante, ilhas verdejantes, baías arenosas e, claro, o terminal da lendária Ferrovia Transiberiana.
O que os visitantes do Sul Global experimentaram – o Ocidente colectivo esteve praticamente ausente do Fórum – foi um trabalho em progresso no desenvolvimento sustentável: um estado soberano dando o tom em termos de integração de grandes áreas do seu território no novo, emergente e policêntrico sistema geoeconómico era. As delegações da ASEAN (Laos, Mianmar, Filipinas) e do mundo árabe, para não mencionar a Índia e a China, compreenderam perfeitamente o quadro.
Bem-vindo ao “movimento de desocidentalização”
No seu discurso, Putin destacou como a taxa de investimento no Extremo Oriente é três vezes superior à média da região russa; como o Extremo Oriente é apenas 35% explorado, com potencial ilimitado para indústrias de recursos naturais; como serão conectados os gasodutos Poder da Sibéria e Sakhalin-Khabarovsk-Vladivostok ; e como a produção de gás natural liquefeito (GNL) no Ártico russo triplicará até 2030.
Num contexto mais amplo, Putin esclareceu que “a economia global mudou e continua a mudar; o Ocidente, com as suas próprias mãos, está a destruir o sistema de comércio e finanças que ele próprio criou”. Não é, portanto, surpreendente que o volume de negócios comercial da Rússia com a Ásia-Pacífico tenha crescido 13,7% em 2022 e outros 18,3% só no primeiro semestre de 2023.
E aqui está o Comissário Presidencial para os Direitos Comerciais, Boris Titov, mostrando como esta reorientação do Ocidente “estático” é inevitável. Embora as economias ocidentais estejam bem desenvolvidas, já estão “sobreinvestidas e lentas”, diz Titov:
"No entanto, no Oriente tudo está em plena expansão, em rápido progresso, em rápido desenvolvimento. E isto aplica-se não só à China, à Índia e à Indonésia, mas também a muitos outros países. Eles são hoje o centro do desenvolvimento, e não o A Europa, os nossos principais consumidores de energia, estão finalmente lá."
É impossível fazer justiça ao enorme alcance e às discussões envolventes que caracterizaram os principais painéis em Vladivostok. Aqui está apenas uma amostra dos temas principais.
Uma sessão de Valdai centrou-se nos efeitos positivos resultantes do "pivô para leste" da Rússia, com o Extremo Oriente posicionado como um centro natural para orientar toda a economia russa para a geoeconomia asiática.
Mas também existem problemas, como salientou Wang Wen, do Instituto Chongyang de Estudos Financeiros da Universidade Renmin. A população de Vladivostok é de apenas 600.000 habitantes. os chineses diriam que para uma cidade assim a infra-estrutura é fraca, “por isso precisa de mais infra-estrutura o mais rapidamente possível”. Vladivostok poderá tornar-se a próxima Hong Kong. O caminho é criar ZEEs como em Hong Kong, Shenzhen e Pudong". Não é difícil, dado que "o mundo não-ocidental acolhe muito bem a Rússia".
Wang Wen não pôde deixar de sublinhar o ponto de viragem representado pelo Huawei Mate 60 Pro: “As sanções não são uma coisa tão má. Elas apenas fortalecem o “movimento de desocidentalização”, como é informalmente chamado na China.
Em meados de 2022, a China entrou num modo que Wang descreveu como “silencioso” em termos de investimento, por receio de sanções secundárias por parte dos Estados Unidos. Mas agora as coisas estão a mudar e as regiões fronteiriças são novamente consideradas cruciais para os laços comerciais. No Porto Livre de Vladivostok, a China é o principal investidor com um compromisso de 11 mil milhões de dólares.
A Fesco é a maior empresa de transporte marítimo da Rússia e chega à China, Japão, Coreia e Vietname. Está ativamente empenhada em ligar o Sudeste Asiático à Rota do Mar do Norte, em cooperação com a Russian Railways. A chave é a criação de uma rede de centros logísticos. Os executivos da Fesco descrevem isso como uma “mudança titânica na logística”.
A Russian Railways é um caso fascinante por si só. Opera, entre outras coisas, o Trans-Baikal, que é a linha ferroviária mais movimentada do mundo e liga a Rússia dos Urais ao Extremo Oriente. Chita, mesmo na Ferrovia Transiberiana – um importante centro industrial a 900 km a leste de Irkutsk – é considerada a capital das Ferrovias Russas.
E depois há o Ártico. O Árctico alberga 80% do gás russo, 20% do petróleo, 30% do território, 15% do PIB, mas tem apenas 2,5 milhões de pessoas. O desenvolvimento da Rota do Mar do Norte requer alta tecnologia de classe mundial, como equipamentos quebra-gelo em constante evolução.
Líquido e estável como vodka
Tudo o que aconteceu em Vladivostok está directamente ligado à tão alardeada visita de Kim Jong-un da Coreia do Norte. O momento foi maravilhoso; afinal, a região de Primorsky Krai, no Extremo Oriente, é vizinha imediata da República Popular Democrática da Coreia (RPDC).
Putin enfatizou que a Rússia e a RPDC estão a desenvolver vários projectos conjuntos nas áreas dos transportes, comunicações, logística e marinha. Muito mais do que as questões militares e espaciais discutidas amigavelmente entre Putin e Kim, o cerne da questão é a geoeconomia: uma cooperação trilateral Rússia-China-RPDC, com o resultado óbvio de um aumento no tráfego de contentores que transitam através da RPDC e a possibilidade atraente que a ferrovia da RPDC chegará a Vladivostok e depois se conectará mais profundamente à Eurásia através da Linha Transiberiana.
E se isso não fosse suficientemente revolucionário, o Corredor Internacional de Transporte Norte-Sul (INTSC) foi discutido em diversas mesas redondas. O corredor Rússia-Cazaquistão-Turcomenistão-Irã será concluído em 2027 e será um ramo fundamental do INTSC.
Paralelamente, Nova Deli e Moscovo estão ansiosos por lançar o Corredor Marítimo Oriental (CEM) – o nome oficial da rota Vladivostok-Chennai – o mais rapidamente possível. Sarbananda Sonowal, Ministro dos Portos, Navegação e Hidrovias da Índia, facilitou um workshop indo-russo sobre CEM em Chennai, a partir de 30 de Outubro, para discutir "a operacionalização rápida e suave" do corredor.
Tive a honra de fazer parte de um dos painéis cruciais, "Grande Eurásia: Motores para a Formação de um Sistema Monetário e Financeiro Internacional Alternativo".
Uma das principais conclusões é que está a ser preparado o terreno para um sistema de pagamentos comum na Eurásia – parte do projecto de declaração da União Económica Eurasiática (EEU) para 2030-2045 – num contexto de guerra híbrida e de “moedas tóxicas” ( 83% das transações UEE já os ignoram).
No entanto, o debate permanece acalorado quando se trata de um cabaz de moedas nacionais, um cabaz de bens, estruturas de pagamento e liquidação, a utilização de blockchain, um novo sistema de preços ou a criação de uma bolsa de valores única. Tudo isso é tecnicamente possível? Sim, mas levaria 30 ou 40 anos para tomar forma, como apontou o painel.
Do jeito que as coisas estão, basta apenas um exemplo dos desafios que temos pela frente. A ideia de criar uma cesta de moedas para um sistema de pagamentos alternativo não ganhou força na cúpula do BRICS devido à posição da Índia.
Aleksandr Babakov, Vice-Presidente da Duma, recordou as discussões entre a Organização de Cooperação de Xangai (SCO) e o Irão sobre o financiamento do comércio em moedas nacionais, incluindo um roteiro para procurar melhores formas na legislação para ajudar a atrair investimentos. Também estão em andamento discussões com empresas privadas. O modelo é o sucesso do volume de negócios comercial entre a China e a Rússia.
Andrey Klepach, economista-chefe do VEB, brincou dizendo que a melhor moeda é "líquida e estável. Como a vodca". Então ainda não chegamos lá. Dois terços do comércio ainda ocorrem em dólares e euros; o yuan chinês representa apenas três por cento. A Índia se recusa a usar o yuan. E há um enorme desequilíbrio entre a Rússia e a Índia: cerca de 40 mil milhões de rúpias são depositadas nas contas dos exportadores russos e não têm destino. Uma prioridade é melhorar a confiança no rublo: este deveria ser aceite tanto pela Índia como pela China. E um rublo digital está se tornando uma necessidade.
Wang Wen concordou, dizendo que não há ambição suficiente. A Índia deveria exportar mais para a Rússia e a Rússia deveria investir mais na Índia.
Ao mesmo tempo, como salientou Sohail Khan, vice-secretário-geral da SCO, a Índia controla hoje nada menos que 40% do mercado global de pagamentos digitais. Há apenas sete anos, a participação era zero. Isso explica o sucesso do seu sistema de pagamento unificado (UPI).
Um painel BRICS-EEU manifestou esperança de que uma cimeira conjunta destas duas principais organizações multilaterais seja realizada no próximo ano. Mais uma vez, estes são corredores de transporte transeurasiáticos, uma vez que dois terços do volume de negócios mundial seguirão em breve a rota oriental que liga a Rússia à Ásia.
Quanto ao BRICS–UEE-SCO, as principais empresas russas já estão integradas nos assuntos do BRICS, desde a Russian Railways e a Rostec até aos grandes bancos. Continua a existir um grande problema para explicar a EEU à Índia – mesmo que a estrutura da EEU seja considerada um sucesso. E fique de olho em nós: um acordo de livre comércio com o Irão será concluído em breve.
No último painel em Vladivostok, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova – a contraparte contemporânea de Hermes, o mensageiro dos deuses – sublinhou como as cimeiras do G20 e dos BRICS prepararam o terreno para o discurso de Putin no Fórum Económico Oriental.
Isso exigiu “fantástica paciência estratégica”. Afinal, a Rússia “nunca apoiou o isolamento” e “sempre apoiou a parceria”. A actividade frenética de Vladivostok acaba de demonstrar como o “pivô para a Ásia” depende de uma maior conectividade e parcerias numa nova era policêntrica.
[Tradução de: Nora Hoppe]
Fonte:
https://www.lantidiplomatico.it/dettnews.../39602_50889/
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