terça-feira, 27 de setembro de 2022

Relatório tocante da situação - por Faina Savenkova






Relatório tocante da situação
- por Faina Savenkova ( se puderem, leiam!!)


"Há três anos venho falando sobre o que está acontecendo em Lugansk. Sobre a guerra em que vivo, sobre tristezas e alegrias. Há um ano, o site 'Peacemaker' publicou meus dados pessoais. ...
[*em ucraniano 'Mirotvorets', que significa “Pacificador”. Basicamente uma lista da morte, trata-se de um site com dados de milhares de pessoas antipáticas ou opostas ao regime nazista de Kiev. Aparentemente hospedado por servidores instalados na “democrática” e “iluminista” Europa – nota do tradutor*]
...Escrevi muitas cartas para líderes mundiais e artistas de países ocidentais.
Eu tinha apenas dois pedidos: excluir os dados pessoais de todas as crianças do “Pacificador” e ajudar as crianças de Donbass a encontrar uma vida pacífica para que não fôssemos mortos. Quando o confronto com o “Pacificador” começou, meus amigos jornalistas ucranianos me perguntaram por que eu não escrevi uma carta para Zelensky, mas apenas o mencionei em uma entrevista. Naquela época era difícil para eu responder.
Eu ainda acreditava ingenuamente que poderia haver paz entre a Ucrânia e Donbass e que o Secretário-Geral da ONU Guterres e a UNICEF, como organizações de renome mundial, me ajudariam.
Mas, infelizmente, eu estava errada. Tudo o que pedi foi ignorado por essas organizações, e a Ucrânia decidiu que poderíamos ser capturados à força. Meus esforços e sonhos permaneceram sonhos. A única coisa que me deixa feliz é que não escrevi para Zelensky naquela época.
E agora eu entendo o porquê: você não pode escrever e pedir para não matar crianças para alguém que dá ordens para bombardear Donetsk, Gorlovka, Alchevsk e outras cidades.
Você não pode escrever para um presidente que envia milhares de seus soldados para a morte sem poupá-los, dá ordens para atos terroristas e o assassinato de crianças.
Você não pode escrever para o presidente que começou este massacre e perdeu metade de seu país.
Você não pode escrever para um perdedor. Todos os dias crianças morrem em Donbass, Kherson e Zaporozhye. E ele tem apenas a si mesmo para culpar. Um presidente que vai perder tudo…

[...]

A maioria das pessoas comuns nos Estados Unidos e na Europa desconhece as atrocidades do exército ucraniano, o bombardeio brutal e a morte de civis. As pessoas são informadas de que estamos atirando em nós mesmos ou que o exército russo está atirando em nós há oito anos. Aparentemente, é por isso que esperávamos que a Rússia viesse aqui em 2022, certo? Esta é uma realidade diferente."


Faina Savenkova – 26 de setembro de 2022 :
Faina Savenkova tem 12 anos e vive em Lugansk, LNR (República Popular de Lugansk). Faina vive mais do que o objetivo de sua vida durante uma guerra, o objetivo de sua vida à espera da paz. Ela queria que as crianças do Donbass fossem cuidadas por adultos .

leia na íntegra aqui: thesaker(ponto)is/banderastan-sitrep-by-faina-savenkova/

***

Sem comentários: