sexta-feira, 8 de outubro de 2021
Compostos bioativos na casca da romã podem proteger contra infecções bacterianas, diz estudo
Vida saudável: Compostos bioativos na casca da romã podem proteger contra infecções bacterianas, diz estudo... Os compostos fenólicos exibem atividade antimicrobiana e antioxidante. As romãs são conhecidas por seus impressionantes benefícios à saúde
Por: Coletividade Evolutiva
06/10/2021 - Em Vida saudável
Os compostos fenólicos exibem atividade antimicrobiana e antioxidante. Pesquisadores do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos descobriram um novo uso para as cascas de romã. Em seu relatório, publicado na revista Nutrition Research , eles revelaram que as cascas de romã - consideradas um resíduo agrícola - têm potenciais propriedades antibacterianas.
As romãs são conhecidas por seus impressionantes benefícios à saúde, que vão desde a redução da pressão arterial até a redução do risco de certos categorias de câncer., No entanto, os pesquisadores notaram que não se sabe muito sobre os benefícios oferecidos pela casca de romã - em particular, sua capacidade de tratar infecções bacterianas.
Para entender melhor as propriedades antibacterianas da casca de romã, os pesquisadores testaram seus efeitos em um modelo de rato com colite infecciosa. Antes de os ratos serem infectados com Citrobacter rodentium, uma bactéria que imita o efeito da infecção por Escherichia coli em humanos,(uma bactéria bacilar Gram-negativa que se encontra normalmente no trato gastrointestinal inferior dos organismos de sangue quente.), os pesquisadores os trataram com extrato de casca de romã ou água.
Quase duas semanas depois que os ratos foram infectados, os pesquisadores descobriram que aqueles tratados com extrato de casca de romã tiveram menor perda de peso relacionada à infecção e mortalidade do que o grupo de controle. Além disso, a colonização bacteriana no baço e danos relacionados à infecção no cólon foram significativamente menores em camundongos tratados com extrato de casca de romã do que no grupo de controle.
Com base nessas descobertas, os pesquisadores concluíram que o extrato de casca de romã pode reduzir a gravidade da infecção bacteriana em camundongos infectados com Citrobacter rodentium.
Em um estudo separado, pesquisadores turcos também analisaram os benefícios para a saúde das cascas de romã, em particular, suas propriedades antioxidantes e antimicrobianas. O relatório, publicado no Carpathian Journal of Food Science and Technology , usou extrato de casca de romã contra patógenos como E. coli ; Staphylococcus aureus , uma bactéria comumente associada a infecções adquiridas na comunidade e em hospitais; e S. mutans, a principal causa de cárie dentária.
A análise química da casca da romã revelou a presença de muitos compostos fenólicos, incluindo punicalina, ácido gálico, ácido elágico e quercetina. A equipe também relatou que o extrato de casca de romã exibe uma potente atividade antioxidante.
Outros benefícios da romã para a saúde
As descobertas apresentadas pelos estudos destacam porque as romãs são consideradas entre as frutas mais saudáveis do planeta. Aqui estão alguns dos benefícios para a saúde que você pode obter ao comer romãs:
Ajuda a melhorar o desempenho do exercício. As romãs são embaladas com nitrato dietético, que demonstrou ajudar no desempenho nos exercícios. Um estudo em pequena escala também descobriu que a suplementação com extrato de romã antes do exercício aumenta o fluxo sanguíneo, reduz a fadiga e melhora a eficiência do exercício.
Ajuda a melhorar a memória. As primeiras pesquisas sobre a capacidade das romãs de melhorar a memória foram positivas. Em um pequeno ensaio, participantes com queixas leves de memória associadas à idade relataram melhorias nas tarefas verbais e visuais após beber regularmente suco de romã. Estudos in vivo também mostram que o suco de romã tem benefícios cognitivos.
Ajuda a prevenir a inflamação. Embora a inflamação seja parte da resposta natural do corpo a patógenos e danos celulares, estudos mostram que a inflamação crônica está ligada a doenças como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 , doença de Alzheimer e câncer. Beber suco de romã pode ajudar a reduzir a inflamação: um estudo de 12 semanas envolvendo diabéticos revelou que beber suco de romã todos os dias reduziu os marcadores de inflamação.
Ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas. Um estudo de 2013 descobriu que beber suco de romã pode reduzir a hipertensão e melhorar a pressão arterial; enquanto isso, um estudo anterior descobriu que o suco de romã pode melhorar o fluxo sanguíneo para o coração em pacientes com doença coronariana.
A casca de muitas frutas é tão repleta de nutrientes e compostos benéficos quanto sua polpa e sementes. Para saber mais sobre outras superfrutas, como romãs, visite FoodScience.news .
Fonte: science.news
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário