segunda-feira, 22 de agosto de 2011

É TEMPO DE ACABARMOS DE VEZ COM A TORTURA DOS SERES VIVOS SENCIENTES, HUMANOS OU NÃO HUMANOS por Manuel Alves



Nós seres humanos, em virtude da educação antropocêntrica e egocentrista, a que fomos condicionados, pela religião e filosofias ocidentais, pensamos que somos os donos do universo, e que podemos dispor dos outros seres vivos sencientes, como se de coisas se tratassem!

Mas os outros seres vivos sencientes, têm um sistema nervoso idêntico ao nosso, têm órgãos sensociais idênticos aos nossos, têm por isso capacidade de sofrimento e de afectos idênticas a nós seres humanos.

Por isso é inadmissível continuarmos a pensar que os outros animais e a natureza, estão ao nosso absoluto dispor para nos fazerem especialmente felizes, mesmo à custa da sua infelicidade e destruição.

O nosso Código Civil tem de ser alterado, não pode continuar a considerar que os animais são meras coisas. Os animais como seres vivos sencientes que são, tal como nós, têm direito ao respeito e à sua dignidade própria, têm direito ao seu território natural e à sua felicidade própria, tem direito a ter direitos e a não serem torturados!

É incrível, desumano e inadmissível, como nós seres humanos chegamos ao ponto de organizar espectáculos como as touradas, cuja única substância é torturar cruelmente o animal touro até à sua exaustão psíquica e morte, só para ganharmos dinheiro!

É incrível, desumano e inadmissível, como ns seres humanos nos permitimos retirar animais dos seus territórios naturais, e enjaula-los em pequenas celas de camiões, que fazem kilómetros atrás de kilómetros pelas estradas fora, para fazermos dinheiro com o espectáculo dos circos!

É incrível, desumano e inadmissível, como nós seres humanos nos permitimos acorrentar a uma "casota" os outros seres vivos sencientes, por toda uma vida, como se esses animais tivessem sido condenados à prisão perpétua, por algum crime desconhecido!

É incrível, desumano e inadmissível, que como nós seres humanos nos permitimos abandonar os nossos companheiros e amigos animais domésticos, como se estivessemos a descartar-nos de lixo incómodo, esquecendo que esses animais geraram afectos para connosco, e ficam indefesos e sofrem com essa separação cruel!

Há um tempo para tudo, e é tempo, caras amigas e amigos, de nós seres humanos, abandonarmos a nossacegueira egocentrista, que nos insensibiliza perante o sofrimento dos outros seres vivos sencientes, e é tempo de exigirmos respeito e dignidade por todos os seres vivos sencientes sejam eles humanos ou não humanos!

Não podemos contemporizar com a cumplicidade dos poderes públicos perante a transmissão televisiva dos espectáculos repugnantes da tourada, as quais veiculam para as nossas casas imagens de crueldade sangrenta infligida ao animal touro, e que violam o desenvolvivento integral da personalidade das crianças: o cumprimento do artº 69º da CRP tem de ser cumprido pelo Presidente da República, pelo PGR, e pelo Provedor da Justiça!

E temos de exigirmos firmemente a ilegalização de vez:

- do repugnante espectáculo da tourada, o qual incentiva à nossa violência contra os outros animais, e incentiva a nossa violência contra o nosso próximo, como o demonstram a violência do "bullying" nas escolas, e as "praxes académicas" nas universidades, os quais apenas visam humilhar covardemente um outro ser humano indefeso;

- da utilização de animais nos circos, pois é inadmissível que animais que necessitam de ter o seu território natural, sejam enjaulados em pequenas celas, em camiões, só para propiciar o lucro aos empresários circenses.

E é tempo de nós seres humanos adoptarmos uma visão holística e biocêntrica do universo, pois nem a terra é o centro do Universo, nem nós seres humanos somos donos do universo, por isso temos de respeitar a dignidade dos outros seres sencientes e temos de respeitar a natureza e promover os equilíbrios ecológicos naturais.

Sem comentários: