sábado, 7 de abril de 2018


NÃO CONSIGO ACEITAR QUE UM HOMEM COMO O EX-PRESIDENTE LULA SEJA PRESO NESTAS CIRCUNSTÂNCIAS TÃO ABSURDAS.

Tudo isto é um absurdo. Tudo isso é muito absurdo.

É um absurdo jurídico, seja em face do Direito Penal, seja em face do Direito Processual Penal.


É um absurdo que um homem bom e de talento invulgar como o ex-presidente Lula seja encarcerado por um crime inexistente, pois não recebeu qualquer propina, não recebeu o famoso apartamento triplex.
A conduta criminosa é RECEBER e não outra.

É um absurdo que um Poder Judiciário e um Ministério Público tenham concretizado uma maldade como esta. Eles têm consciência do grande equívoco jurídico em que estão incidindo.

Este punitivismo ingênuo ou perverso precisa ser barrado ou jamais vamos dar um salto de qualidade em nosso processo civilizatório.

O obscurantismo está ganhando da lógica e da racionalidade.

O ódio está ganhando da generosidade.( Eu mesmo, no exato momento, estou sentido ódio de muitos dos jornalistas do sistema Globo de TV e da Rede Bandeirantes, que deturpam a realidade e estão a serviço de interesses mesquinhos. São despreparados, hipócritas e cínicos).

A truculência está ganhando do conhecimento e da cultura.
O capital está ganhando do trabalho.

Enfim, a bestialidade está ganhando da humanidade.

Sinceramente, não me sinto confortável em viver em uma sociedade como esta. Cada vez mais me sinto dela excluído ou dela me excluo.

Concluo repetindo: na minha avaliação, nós, seres humanos, efetivamente não demos certo !!!

Afranio Silva Jardim, professor de Direito da Uerj.

Sem comentários: