domingo, 7 de dezembro de 2014

FICO INCOMODADO


Fico incomodado, quando vejo um cidadão do meu País que foi primeiro - ministro ser detido à saída do Aeroporto, com cobertura televisiva, convertendo uma detenção, numa humilhação pessoal.

Fico incomodado, quando após três dias de interrogatório judicial, o senhor juiz de instrução criminal, em vez de esclarecer cabalmente os fundamentos e os pressupostos que determinaram a mais grave das medidas de coação - a prisão preventiva, prefere informar as horas a que as inquirições começaram, quando foram suspensas e quais os intervalos para a alimentação!

Fico incomodado, quando vejo subalternizada a presunção de inocência, transformando pessoas que ainda não exerceram a sua defesa de forma consistente, em culpados antecipados, sem dó, nem piedade, expostos (e condenados) aos olhos da opinião pública.

Fico incomodado, quando vejo um senhor jornalista, ainda os detidos não tinham saído do Tribunal Central de Instrução Criminal, a dizer alto e bom som que José Sócrates, o antigo governante agora catalogado como "bombo da festa", iria pernoitar e ficar preso no estabelecimento prisional de Évora.

Fico incomodado, quando à sombra do segredo de justiça, que ressoa de ouvido em ouvido, se dá livre curso a toda a sorte de aleivosias e disparates.

Fico incomodado, por no meu País se confundir justiça, com justicialismo.

Fico incomodado, quando se esquece que todo o ser humano, é maior que a dimensão do seu próprio erro.

Sinceramente, fico (e estou) muito incomodado.

Cordiais saudações.

Naia Sardo

Sem comentários: