quarta-feira, 19 de agosto de 2015

FIGOS SECOS (OU COMO SECAR FIGOS


Os meus pais tem uma pequena horta onde cultivam legumes, batatas cebolas e muito mais...tem também laranjeiras, nespereiras e uma figueira que dá figos muito bons e este ano deu tantos que além de os comermos ao natural e de acompanharem uma deliciosa sopa de tomate alentejana, a minha mãe experimentou secá-los ao sol e correu lindamente ficaram bem secos e no ponto, pois seguimos à risca as instruções que nos deram.
Deixo aqui todos os passos que seguimos, se houver interessados podem sempre secar figos para o ano.



Devem secá-los no mês de Agosto e até meados de Setembro.

Distribuir os figos por tabuleiros e deixá-los ao sol e ao ar durante o dia. Recolhem-se ao anoitecer e repete-se novamente este passo até que estejam secos.

O tempo que demoram a secar depende da quantidade de sol que apanham, se estiverem ao sol o dia inteiro deverão secar em sete ou oito dias, se estiverem ao sol só durante a tarde (que foi o que aconteceu com estes) demora um pouco mais, quinze dias. Os figos tem que ser virados para secarem por igual.

Quando os figos do tabuleiro já começavam a secar a minha mãe arranjou um "estendal" de figos...com fio de cozinha e uma agulha de cozer lã, passou-os pelo fio um a um e pendurou-os na janela (foto), assim secaram melhor e ficaram uniformes.

No fim do tempo já estão com aspecto de secos, mais mirrados...é bom sinal!

Para terminar a secagem e para que durem e fiquem bons, foram espalhados num tabuleiro e levados ao forno. Aquece-se o forno a 170º durante 5 min., assim que estiver na temperatura, leva-se o tabuleiro ao forno por 5min. exactos.

Ao levar os figos ao forno estamos a terminar a secagem e a queimar alguma impureza que tenha ficado em algum figo.

Depois de frios polvilham-se com farinha sem fermento, a farinha vai fazer com que não se colem uns aos outros, guardam-se em sacos de pano (algodão ou linho) e guardam-se num sitio seco e fresco.



Posso dizer-vos que fiquei admirada, pois sinceramente quando a minha mãe me disse que ía secar figos e mesmo quando os vi pendurados, pensei...isto não vai dar certo...vão apodrecer! Mas não, o certo e que deu certo e o aspecto e o perfume que passa por aquele saco de algodão onde a minha mãe os guarda é divinal!

Ficaram tão bons, é um regalo comê-los assim secos mas antes que acabem vou fazer um pão de figos secos. Vão ver vai ficar uma delicia.

Sem comentários: