quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Texto perfeito para este momento !



Por Mari Malheiros

Lula não precisa da minha defesa. Ele tem muita gente no mundo inteiro que faz isso de forma brilhante. Também não sou ingênua de achar que esse julgamento representa a falência do Judiciário. O Judiciário está falido pra classe trabalhadora há muito tempo, é só ver o número de negros, pobres e jovens nos presídios.

O que tá em jogo hoje é a democracia. Lula, com todas as suas contradições, é o retirante nordestino, pobre, operário que chegou ao cargo mais importante do país através da legalidade democrática. Os treze anos de Governo do PT foram legitimados por quatro eleições validadas pelo TSE, que é o órgão competente para tal. Não vou entrar no mérito do que esse cara fez porque só não enxerga quem não quer. Não é essa a questão.


O que se questiona é a condenação de Lula enquanto Aécio, Alckmin, Richa, Temer e companhia continuam cometendo crimes. É o mesmo que o Judiciário tentar dizer "Se enxerguem, bando de operários pobres, política é pra classe dominante, vocês são só o serviço braçal. Quem quiser ser como Lula vai acabar dessa forma".

Gente, um juiz disse que Lula não pode ter um triplex (e já foi provado, desenhado, que não é dele). Vocês tem noção do absurdo disso? Um triplex! FHC tem um apartamento de luxo na área mais nobre de Paris (uma das mais caras do mundo) e ninguém disse que ele não pode ter esse apartamento.

Observem que eu usei a palavra "tentar". O Judiciário tenta dizer, mas não consegue. O Judiciário só detém o monopólio da legalidade, mas não passa disso. Os projetos dos movimentos sociais são maiores, feitos de sonhos e lutas, vontade, fé, desejo de transformação da vida. Não é disputa de poder. É utopia, mística, horizonte. É a vida com toda sua poesia. E isso, isso é muito maior que a lei. O filme "Um sonho de liberdade" tem uma das grandes frases do cinema: não podem tirar algo que está dentro de nós. É esse sopro, dentro de quem tá na luta, que nos move...

Independente do resultado do julgamento de hoje, as ruas continuam sendo nossas, e a luta continuará sendo feita. Hoje é só uma batalha, a guerra vai continuar.

Sem comentários: