sábado, 28 de dezembro de 2019

CULTIVO DO TREMOÇO - Novembro / Dezembro - Quarto Crescente


Diz o meu pai “…se levarmos tremoços no bolso e os deixarmos cair, eles nascem…” É devido a este ímpeto reprodutivo, que o seu cultivo se mostra facilitado.
No final do Outono, durante o mês de Novembro, Dezembro, depois da queda das primeiras chuvas, com os solos já húmidos, basta espalhar a semente pela terra, 25 a 30 sementes por metro quadrado, sem qualquer fertilizante ou lavoura.
Se o cultivo for para fins de fertilização do terreno, podemos espalhar a semente de forma mais concentrada.

Ao germinarem, voltam-se para o solo e enraízam.



No entanto, a verdade de outrora com as alterações climatéricas, em que se verifica um aumento da temperatura, do tempo seco, talvez necessite de algum ajustamento, para quem tem um trator, depois de espalhar a semente, passar com a frese ao de leve, remexendo a terra á superfície, de modo a que fiquem ligeiramente enterrados, para que possam usufruir de uma maior quantidade de humidade parece-me benéfico.
Ou então, com um gadanho, uma enxada, pica-se um pouco a terra, não devendo ficar enterradas mais que 2 a 3 cm.
Todavia, se pretendermos uma produção abundante, devemos disponibilizar-lhe os mesmos cuidados que temos para com outras culturas, preparação da terra, um pouco de fertilizante...como as favas, podendo ser semeados do mesmo modo, aos regos ou às covas. Quando assim for, os regos devem ser espaçados cerca de 30 cm, e em cada metro linear, colocamos 10 a 15 sementes.


COLHEITA
- Julho / Agosto -


O tremoceiro vai-se desenvolver ultrapassando um metro de altura.
No final da maturação, aos 130…140 dias, as vagens pontiagudas, tem estrutura dura, sendo necessário algum cuidado no manuseamento.
A colheita é feita nos finais de Julho…Agosto.
Por esta altura, as plantas terminaram o ciclo de vida, já se encontram secas, assim como os tremoços que se encontram no interior das vagens.
A apanha, é mais facilitada usando umas luvas, e sendo feita pela manhã cedo, aproveitando alguma humidade, antes do sol começar aquecer, depois ficam ásperas, desagradáveis de manusear devido aos bicos aguçados.
Uma a uma, pegam-se as plantas pelo pé, quebrando-as, reunindo-as em pequenos molhos que facilitarão o transporte, ou colhem-se apenas as vagens.
Na eira, se necessário espalham-se dois ou três dias ao sol, e em final de tarde, quando se encontram bastante estaladiças, debulham-se, pisando-as com os pés, com o rodado do trator ou batendo com um malho. Depois é separar os tremoços da palha, podendo-se utilizar uma pá, aproveitando alguma aragem, enchendo-a e com os braços ao alto, elevando-a, deixando-os cair lentamente para que o vento vá limpando desses resíduos, ou pode-se também mandar ao ar, contra o vento.
Ter uma máquina de limpar cereais, azeitona, facilita muito este processo, sendo um bom investimento, custando cerca de 300€, pode-se optar por comprar usada.
Os tremoços depois de limpos, devem ficar mais quatro, cinco dias, espalhados ao sol, volvendo-os diariamente com os bicos de um gadanho, para que fiquem bem desidratados, secos, para armazenamento.
Guardados em local seco, dentro de um saco de serapilheira, ou outro recipiente, conservam-se durante todo o ano.
Semente que se pode utilizar no ano seguinte.


CURTIR TREMOÇOS
(A água da rede não serve para os curtir)


1- Escolhê-los para retirar alguma impureza e por de molho, de um dia para o outro, 20 a 24 horas.


2- Cozer, até conseguirmos espetar a unha no “olho”, 50 a 70 minutos, ou mais se necessário. Demasiado cozidos, ficam moles.


3- Depois de cozidos, escorrem-se e colocam-se dentro de um saco de serapilheira, num ribeiro, riacho, com água corrente, ou poço com nascente. Em casa, desde que se tenha água da nascente, podem-se colocar dentro de uma barrica…alguidar, mudando a água, 4 vezes, por dia, durante, 3 a 4 dias, provando, até deixarem de amargar.


4- Guardar num recipiente com água e bastante sal marinho.

Sem comentários: