segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Lockdowns e transferência de riqueza são a razão pela qual seus impostos estão subindo - Canadá enfrenta DESASTRE



13 de janeiro de 2024


Redigido com Clayton Morris

A prefeita de Toronto, Olivia Chow, propôs um aumento histórico de 10,5% nos impostos sobre a propriedade em Toronto para corrigir o déficit da cidade.

A prefeita também disse que se o governo federal não conseguir mais dinheiro para apoiar os refugiados, ela acrescentará outros 6% aos impostos sobre a propriedade, além do aumento de 10,5%.

Enquanto muitos canadianos lutaram e viram a sua saúde financeira deteriorar-se durante a plandemia, os ricos ficaram mais ricos.

Os 1% mais ricos apoderaram-se de quase dois terços de toda a nova riqueza criada desde 2020, no valor de 42 biliões de dólares, quase o dobro de dinheiro que os 99% mais pobres da população mundial, de acordo com um novo relatório da Oxfam.

No Canadá, os multimilionários viram a sua riqueza crescer uns impressionantes 51% desde o início da plandemia. Isto acelerou uma tendência que já estava a impulsionar a desigualdade de riqueza no Canadá ao longo da última década. Por cada 100 dólares de riqueza criada nos últimos 10 anos, 34 dólares foram para o 1% mais rico e apenas 5 dólares para os 50% mais pobres. Isto significa que o 1% mais rico ganhou quase sete vezes mais riqueza do que os 50% mais pobres nos últimos 10 anos.

“Os canadianos estão a fazer sacrifícios diários em bens essenciais como alimentação e contas de serviços públicos, enquanto os super-ricos superaram até os seus sonhos mais loucos. Apenas dois anos depois, esta década parece ser a melhor até agora para os bilionários”, disse Lauren Ravon, Diretora Executiva da Oxfam Canadá.

“Tributar os super-ricos e as grandes empresas é a porta de saída para as crises sobrepostas de hoje. É altura de demolirmos o mito conveniente de que as reduções de impostos para os mais ricos fazem com que a sua riqueza de alguma forma “escorra” para todos os outros. Quarenta anos de cortes de impostos para os super-ricos mostraram que uma maré crescente não levanta todos os navios – apenas os super iates.”

Os bilionários viram aumentos extraordinários na sua riqueza. Durante os anos de plandemia e de crise do custo de vida desde 2020, 26 biliões de dólares (63 por cento) de toda a nova riqueza foram capturados pelo 1% mais rico, enquanto 16 biliões de dólares (37 por cento) foram para o resto do mundo. junto. Um bilionário ganhou cerca de 1,7 milhões de dólares por cada dólar de nova riqueza global ganho por uma pessoa que se encontra entre os 90 por cento mais pobres. As fortunas dos bilionários aumentaram em US$ 2,7 bilhões por dia. Isto vem juntar-se a uma década de ganhos históricos – o número e a riqueza dos multimilionários duplicaram nos últimos dez anos.

A riqueza bilionária aumentou em 2022 com o rápido aumento dos lucros alimentares e energéticos. O relatório da Oxfam mostra que 95 empresas alimentares e energéticas mais do que duplicaram os seus lucros em 2022. Obtiveram 306 mil milhões de dólares em lucros inesperados e pagaram 257 mil milhões de dólares (84 por cento) desses lucros aos accionistas ricos.

As autoridades dizem que alertaram a cidade que a imigração aumentará os custos para os residentes, mas os políticos não deram ouvidos.

https://www.oxfam.ca/news/richest-1-bag-nearly-twice-as-much-wealth-as-the-rest-of-the-world-put-together-over-the-past- dois anos

Original: https://youtu.be/e_R-KDPRL1E

Sem comentários: