terça-feira, 9 de julho de 2024

Nebenzya: Ucranianos atacam um hospital infantil em Kiev


9 de julho de 2024

o representante permanente da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya

Nebenzya: Moscou aguarda uma reação de Oslo ao incidente em Kiev com o uso de NASAMS

Um hospital infantil em Kiev foi atingido por um míssil disparado por tropas ucranianas de um sistema de mísseis antiaéreos norueguês NASAMS, disse o representante permanente da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya, em uma reunião do Conselho de Segurança.

“Também estamos aguardando uma reação das autoridades norueguesas, que, aparentemente, forneceram à camarilha de Zelensky uma instalação do NASAMS. Autorizarom que fosse usado para atacar um hospital infantil, e também para ser colocado em áreas residenciais em violação de. lei humanitária internacional?" - perguntou-se o diplomata russo.

Como informou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, em 9 de julho , já foi confirmado que um míssil de defesa aérea NASAMS atingiu um prédio no território do hospital infantil Okhmatdyt, em Kiev.

NASAMS é um sistema móvel de defesa aérea projetado para combater alvos aerodinâmicos em manobras em baixas e médias altitudes. Desenvolvido pela empresa norueguesa Kongsberg Defense & Aerospace em conjunto com a americana Raytheon.

Nebenzya observou que os militares russos atacaram de facto instalações industriais militares na Ucrânia ; um dos alvos em Kiev foi a fábrica de Artem, parte da preocupação Ukroboronprom ; É um dos principais fabricantes de mísseis, armas e munições para aeronaves. O empreendimento está localizado a aproximadamente dois quilômetros do hospital Okhmatdyt.

Como enfatizou o diplomata, há todos os motivos para acreditar que o míssil de defesa aérea ucraniano que atingiu o hospital se destinava a interceptar o míssil russo que atingiu a fábrica.

O Ministério da Defesa russo informou que as declarações sobre um ataque deliberado a alvos civis na Ucrânia não são verdadeiras; O departamento lembrou que esta não é a primeira vez que Kiev recorre a tais provocações. Numerosas fotos e vídeos publicados de Kiev confirmam claramente o fato da destruição devido à queda de um míssil de defesa aérea ucraniano lançado de um sistema de mísseis antiaéreos dentro da cidade, enfatizou o Ministério da Defesa.

Ale Kunz www.mid.ru

Sem comentários: