sexta-feira, 5 de maio de 2017

Influência da Lua na Agricultura


Como estudante de Astrologia, questiono-me frequentemente com a questão da influência que os planetas exercem efectivamente sobre o planeta Terra e sobre os seres vivos. Será que realmente nos influenciam? De que forma? Em que medida?

Embora muito permaneça por responder a estas questões, de uma coisa tenho a certeza, e daí este artigo : o Sol e a Lua exercem influência directa e indirecta, sobre todos os seres vivos aqui na Terra.

A Lua recebe a luz do sol e reflecte sobre a terra emitindo energia, força de gravidade, a qual actua sobre as plantas, animais, água e terra.

Desde a antiguidade que a Lua provoca o imaginário da humanidade, sendo para alguns povos uma fonte de poderes sobrenaturais, que controla a vida humana. No presente, existem comunidades rurais que relatam experiências bem sucedidas, no aumento de produtividade das práticas agrícolas, ao usarem o saber lunar.

Na produção de alimentos, a influência da lua sobre as plantas é conhecida pelos agricultores desde a antiguidade. É milenar o conhecimento que os chineses detêm, por exemplo, sobre o corte do bambu e madeira: a ser realizado entre lua minguante e a nova, quando o teor de seiva e humidade dentro dos troncos é menor. Usando este conhecimento é possível trabalhar com o ritmo da Natureza e usá-lo em beneficio da plantas.

As fases da Lua

A lua passa por quatro fases: minguante, nova, crescente e cheia. Cada fase dura sete dias.

Em cada uma das fases, a lua tem diferentes níveis de influência para um determinado conjunto de plantas.

Vejamos então a influência da Lua na agricultura em cada uma das suas fases!




Lua minguante

Nesta fase é pouca a influência da lua sobre a terra. É provável que esta força seja insignificante. A energia ou força contida na terra tende a descer. Daí pensam no que os mais velhos dizem “nesta fase da lua as coisas que crescem da terra para fora minguam, e as coisas que crescem de fora para dentro vigora (raízes)”.

Nesta fase a força da seiva diminui, indo para a parte inferior da planta. A planta absorve menos quantidade de seiva no caule, nas folhas e nos ramos. Fase boa para tirar bambus, madeiras para construção e cabos para ferramentas, etc.

Na prática, observando o comportamento das hortaliças, concluiu-se que nesta fase plantam-se raízes; rabanetes, beterraba, cenoura, batata e outras. Isto porque a planta ao germinar, primeira força o enraizamento, demora mais a nascer, retarda um pouco o crescimento, porte menor, raízes mais desenvolvidas.

Deve colher o milho, abóbora e outros para armazenamento, porque resiste mais ao ataque do caruncho.

Boa época para podar.

Colher as sementes uns dias antes da Lua Nova.

OBS: Em todas as fases deve usar o auge da lua (dois ou três dias após ter começado a fase); com excepção da minguante, que poderá usar a partir do quinto dia da cheia, isto porque está minguando, mas não descartando a possibilidade dela exercer pequena influência sobre a planta.

Lua nova

Nesta fase a seiva atinge o seu pico máximo de retrocesso. As plantas têm baixa resistência às pragas. Nesta fase, ela começa exercer influência sobre a Terra, a seiva manifesta-se em maior quantidade no caule, em direcção aos ramos.

Planta-se mais couve – comum, cebolinha, espinafre, plantas medicinais e outras. Bom também para o plantio de árvores cujo objectivo é produção de madeira.

OBS: Planta-se mais para o aproveitamento de folhas; excepto as verduras folhosas que aglomeram as folhas (o mesmo que formar cabeça) repolho, chicória, alface, couve –chinesa e outras.

Do que precede tiramos as regras seguintes: que entre a lua minguante e a nova deve ser plantado tudo o que dá “abaixo do solo” (raízes, tubérculos, rizomas e bulbos comestíveis) e, que entre a lua crescente e a cheia, deve-se plantar tudo o que dá “acima do solo” (folhas, flores e frutos comestíveis).

Lua Crescente

Fase em que a lua exerce influência muito boa sobre as plantas. Nesta fase a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas.

Fase em que a seiva é atraída para cima, para as folhas, favorecendo o crescimento da parte superior da planta.

Período favorável ao plantio de cereais, frutas e flores e colheita de verduras.

É uma boa fase para plantar tomate, pimentão, quiabo, beringela, feijão – vagem, pepino, abóbora, milho, arroz, feijão e outras, sejam frutíferas, legumes ou cereais.

Bom para se fazer enxerto e poda. Boa época para se preparar o solo com compostos e cobertura vegetal (mulch).

OBS: O tomate plantado nesta fase lunar produz mais; já na minguante, produz pouco; na lua nova, alonga-se a haste e as pencas distanciam mais uma das outras; na cheia, vegeta mais, menos frutos por penca com maior probabilidade de ataque de pragas.

Lua Cheia

Fase em que a influência sobre a terra chega ao ponto máximo, mas só nos primeiros dias, porque depois passa a sofrer efeito da minguante. No início desta fase planta-se: repolho, couve-flor, alface e outras. Além das hortaliças esta fase é óptima para o plantio de flores.

É importante frisar que nesta fase a seiva concentra-se na copa da planta (ramos e folhas).

Esta fase da Lua é boa para colher plantas medicinais e frutos — os frutos estão mais suculentos devido a maior quantidade de seiva encontrada nos frutos.

Sabia que …
Para seguir a fase lunar deve partir desde o semeio ou plantio porque são nos primeiros dias de vida da planta que a Lua exerce maior influência.
Para colher frutos, a melhor fase é a lua cheia. Os frutos estão mais suculentos devido a maior quantidade de seiva encontrada nos frutos. Já para as raízes e vagens, na minguante, pois a planta encontra-se com menos seiva facilitando o cozimento.
Para colher milho, arroz, abóbora e outros para armazenamento, são melhor colher na minguante porque resiste mais ao ataque de caruncho, gorgulho, etc.
Melhores fases para plantar banana: na nova e crescente. Na minguante, leva muito tempo para produzir e produzir cachos pequenos.
Alguns agricultores plantam feijão , milho, ou mesmo frutíferas na minguante para evitar ataque de lagartas, etc. Muitos usam este método mesmo sabendo de uma possível queda de produção.
Se fizermos semeio de uma determinada cultura numa fase lunar, o plantio deverá obedecer a mesma fase. Caso contrário, sofrerá influência das duas fases. Tendo a fase inicial como dominante.
O plantio por estaca deve ser efectuado na lua nova, cujo objectivo é a produção de caule e folha, já para produção de frutas, o mais indicado é na lua crescente.
Os insectos manifestam-se mais nas luas fortes.

E para quem acredita… A lua biodinâmica

Também a relação entre a lua e as constelações determina o que deveremos fazer no campo.

Segundo o site sersustentavel, existe uma relação entre a posição em que a lua se encontra nas constelações e os órgãos das plantas que se encontram em maior actividade.

Se a lua se encontrar numa constelação do elemento fogo (carneiro, leão, sagitário) estamos num dia de fruto e por isso é o fruto da planta que está mais potencializado. É por isso altura para trabalhar as culturas que nos darão o fruto – as courgetes, os tomates, as abóboras,… É também nestes dias que deveremos fazer as podas para que possamos ter frutos vigorosos.

Se a lua se encontrar numa constelação do elemento terra (touro, virgem, capricórnio) estamos num dia raiz e por isso são as raízes que estão mais activas. Nestes dias devemos semear, transplantar e cuidar de vegetais de raiz ou tubérculos.

Se a lua se encontrar numa constelação do elemento água (caranguejo, escorpião, peixes) o dia é chamado de folha e por isso são os vegetais de folha a quem devemos dar particular atenção – couves, alface, salsa,…. Para a colheita deste tipo de vegetais é preferível, no entanto, escolher dias de fogo ou ar para que eles se conservem melhor.

Se a lua se encontrar numa constelação do elemento ar (gémeos, balança, aquário) deveremos tratar das plantas das quais estamos interessados em obter as flores como por exemplo a couve-flor, os bróculos e as flores em particular.

Existem calendários que nos dizem em que tipo de dia estamos. http://www.the-gardeners-calendar.co.uk/

Fontes e textos por:
sersustentavel.pt : semear-e-plantar-com-a-lua-agricultura-biodinamica/
agrisustentavel.com: lunar.html

Sem comentários: