quinta-feira, 21 de setembro de 2023

O burro disse ao tigre:
- "A erva é azul".
O tigre respondeu:
- "Não, a erva é verde".
A discussão aqueceu, então, ambos decidiram buscar um parecer do leão que era o juiz da floresta.
Antes mesmo de chegar onde o leão estava, o burro começou a gritar de tal modo, que despertou o interesse do gado que insatisfeito comia a erva verde, enquanto assistia aquela cena patética:
-"Sua excelência, não é verdade que a erva é azul?!".
O leão respondeu:
-"Certamente, a erva é azul."
O burro se apressou e continuou tentando argumentar, porque afinal de contas era burro e seu vocabulário tinha poucas palavras:
-"O tigre discorda de mim, contradiz-me e incomoda-me. Quero que ele se cale e seja castigado!"
O leão declarou:
-"O tigre será punido com 5 anos de silêncio."
O burro deu um salto e saiu dali seguido pelo gado eufórico que gritava:
-"A erva é azul, a erva é azul!".
O tigre aceitou a sua punição, mas perguntou ao leão:
-"Excelência, por que fui castigado se a erva é verde?"
O leão respondeu:
-"De fato, a erva é verde".
O tigre insistiu, respeitosamente:
-"Então, por que fui punido?".
O leão respondeu:
-"Isso não tem a ver com a erva ser azul ou verde. O castigo aconteceu, porque não é possível que uma criatura inteligente como você, perca tempo discutindo com um burro e, ainda por cima, venha me incomodar com essa pergunta insana.
Moral da narrativa:
Jamais perca tempo em discussões que não fazem sentido. A pior perda de tempo é discutir com um tolo que não se importa com a verdade, mas apenas com a vitória de suas crenças e ilusões acima de tudo.
Há pessoas que não têm capacidade para compreender, mesmo que muitas evidências e provas lhes sejam apresentadas.
Por estarem cegas pelo ego, ódio, vaidade etc., a única coisa que desejam é ter razão acima de todos, mesmo que não a tenham.
Quando a ignorância grita, a inteligência cala. Acredite, a sua paz e tranquilidade valem muito mais.







Sem comentários: