segunda-feira, 21 de março de 2011

Reflexões . . . de um louco !

Aahhh ! Afinal a crise existe mesmo ! E eu a pensar que era só para os "malandros" , os que não queriam "fazer nada" !
Há uns tempos atrás , só os pobres se queixavam , depois juntaram-se-lhes os remediados , e agora quase não existe "alma penada" que não se queixe . . . da crise ! Daqui a pouco , só mesmo aqueles três , da lista dos mais ricos do mundo , não terão motivos para falar da dita "crise" , mas . . . lá chegaremos !
Até aqui , cada um de nós só se preocupou com o seu próprio umbigo , com as suas regalias , com o seu "bem bom" ! Alguém se preocupou com todos aqueles cidadãos trabalhadores , com 30 anos "de casa" , alguns/muitos , óptimos profissionais e que neste momento auferem , na melhor das hipóteses , salários de miséria , autênticas esmolas (falo de 500 . . . 600 euros !) ? Claro que ninguém se preocupou . . .
Se nós estivermos bem . . . o que nos interessam os outros ?
E aqueles que nunca tiveram "empregos vitalícios" , subidas de "letra" , progressões na carreira , ou assistência médica privilegiada ?
Outros houve , que ano após ano , foram beneficiando (e de que maneira . . . façam as contas !) com os aumentos percentuais de salários , que são uma autêntica imoralidade . . . é que , no final , o preço do pão , do leite , das batatas , do peixe , da carne , é . . . igual para todos ! Será isto justo ? Claro que não . . .
Como é possível , que no meio de todos estes "bem reformados" da política , que continuamos a sustentar vitaliciamente , não apareceu um , "unzinho" sequer que se propusesse a alterar este estado de coisas ?
Uns , consecutivamente , a "conquistar" regalias em cima de regalias , aumentos em cima de aumentos de proveitos , e outros , a ficarem cada vez mais para trás , com o fosso salarial a aumentar cada vez mais !
Não havia "classe média"(?) que não tivesse casa , casinha , apartamento e casa na praia ; carros , carrinhas , carretas e jipes ; férias , fériazinhas , pontes e artigos quartos ; filhos a estudar nas Universidades (se não conseguissem entrar nas públicas , claro que entrariam sempre numa privada , ou num dos muitos Institutos Politécnicos !) , mestrados e doutorados !
E o povo , pá ? Aqueles que esta democracia (?) sempre tratou por "enteados" ? Cadê eles ? E aqueles que sempre trabalharam "no duro" , que sempre produziram e que nunca lhes deram hipóteses de sair . . . da "cepa torta" ?
Portugal é hoje um país de doutores , mestres , engenheiros , gestores e administradores , que se advogam o direito de reivindicar , protestar . . .
E os outros , que também trabalham a sério , muitas vezes , bem durinho , será que nestas últimas décadas , alguém se preocupou com eles ? É claro que não ! Comparem só . . . os salários e regalias , de uns , e . . . de outros !
Não era preciso ser muito inteligente , para adivinhar uma crise , que mais tarde ou mais cedo se haveria de instalar numa sociedade , onde só se premeia a xico-espertice , em vez do trabalho e . . . produtividade !
Se toda a gente "ganhasse" em função daquilo que produz , teríamos , com toda a certeza , uma sociedade bastante mais justa ! Mas o que na realidade acontece , nestas sociedades "modernas" , é que não são as pessoas que trabalham e produzem alguma coisa , que "ganham dinheiro" ! Essas não contam para os (des)governantes , que nos têm calhado "em sortes" , nestes últimos tempos . . .
E , porque não acredito mais neste sistema político , mais uma vez não contem com o meu aval , para ajudar a legitimar um qualquer destes partidos políticos , que vão rastejando e "chafurdando" , nesta grande estrumeira , que é a nossa sociedade . . .

Sem comentários: