domingo, 15 de maio de 2011

O Direito à Revolta - A propósito do Cortejo da Queima das Fitas

Eu bebo e aprecio uma boa cerveja!
Vi o que todos viram!
Vi muita gente, muitos jovens, muitas famílias,
Muitas capas e batinas
Muita cerveja e depois de uma hora
já muito lixo!
Vi o que não gostaria de ter visto
Vi passar jovens embrutecidos e alienados
Vi a Cultura do Desperdício, do esbanjamento inútil
Vi milhares de euros pisados para o sonho efémero de uma tarde de Maio
Espanta-me,
Surpreende-me,
Revolta-me
E
Espanta-me,
surpreende-me
E revolta-me que esta geração não se revolte também!
Uma revolta saudável contra a cultura do excesso,
dos interesses instalados,
do deixar correr!
Lido todos os dias com os problemas da pobreza à escala mundial,
não só os daqui ao lado.
E estes problemas são de todos, também dos estudantes.
Falamos de crise, que é de todos, não só de alguns!
As soluções para os problemas da pobreza, da crise, encontramo-las todos juntos
Não com uma mentalidade que isto não tem nada a ver comigo!
Tudo tem que ver connosco!
Não percebo e gostava que alguém me explicasse (se souber)
para que servem tantos carros,
com cerca de 5 mil latas de cerveja (em média)
para uma diversão de deitar fora,
nauseabunda,
para uns duches absurdos,
não um, mas dez, vinte, trinta, centenas…
Nem com água, que é um recurso escasso!
Não sei para onde foram todos os ambientalistas!
Para onde foram todos?
Se calhar muitos dirão… não vale a pena fazer nada! É assim!
E com um encolher de ombros fogem à responsabilidade comum de todos nós.
Imagino que não serei a única a dizer: Assim Não!
Eu sou apologista da Queima, da Festas dos Estudantes…
São um tesouro único a valorizar
E a dar nota de Excelência,
mas esta fugiu e escondeu-se algures.
Se esta geração não se revolta,
se é conformista e conformada, direi que não é uma geração à rasca.
É uma geração já afundada e enrascada!
Não acredito que sejam precisos milhares de litros de cerveja para os jovens se divertirem à séria!
Espero que os próprios dêem um murro na mesa e digam
Assim não!
E no próximo ano, teremos por certo, outra Queima!

Rosário de Almeida e Sousa ||Presidente da Direcção do ATLAS- Associação de Cooperação para o Desenvolvimento

Sem comentários: