sábado, 14 de maio de 2011

O Louco - Khalil Gibran

Sabem como fiquei louco ?
Há muito tempo , muito antes de terem nascido os deuses , despertei de um sono profundo e notei que todas as minhas máscaras tinham sido roubadas .
As sete máscaras que tinha fabricado meticulosamente tinham desaparecido . Sem nenhuma máscara , saí a correr para a rua a gritar : Ladrões ! Malditos ladrões !
Todos se riram de mim , mas alguns fugiram e fecharam-se em casa com medo .
Quando cheguei à praça principal , uma criança que estava sobre o telhado de uma casa , gritou : "Olhem , é um louco !"
Voltei a cabeça para a ver e o sol encontrou pela primeira vez o meu rosto nú . O sol iluminou ao mesmo tempo o meu rosto e a minha alma .
A partir desse dia nunca mais usei máscara , e agradeço todos os dias aos ladrões que me a roubaram .

Agora que já sabem como me tornei num louco posso confessar-lhes que encontrei muita liberdade e segurança na minha loucura . A liberdade da solidão e a segurança de nunca ser compreendido (aqueles que nos compreendem fazem de nós escravos) .
No entanto sei que não posso orgulhar-me demasiado da minha segurança , pois nem o ladrão encarcerado está livre de encontrar outro ladrão .

Sem comentários: