domingo, 19 de dezembro de 2010

Seattle - Dwamish


Em 1854 , Seattle , chefe da tribo Dwamish , fez um dos discursos mais belos e profundos sobre o valor da Terra ao Governador de Washington , Isaac Stevens , na apresentação dos termos do tratado que previa a venda de uma grande extensão de território índio aos americanos , sob a promessa de uma reserva para o povo indígena e outras ajudas .

Como se pode comprar ou vender o firmamento , ou ainda o calor da terra ?
Tal ideia ainda é um mistério para nós .
Se não somos donos da frescura do ar nem do fulgor das águas , como podereis vós comprá-los ?
Cada quinhão desta terra é sagrado para o meu povo .
Cada reluzente floresta de pinheiros , cada grão de areia nas praias , cada gota de orvalho nos escuros bosques , cada outeiro e até o zumbido de cada insecto é sagrado para a memória e para o passado do meu povo . A seiva que corre nas veias das árvores leva juntamente consigo a memória dos Peles Vermelhas .
Os mortos do Homem Branco esquecem-se do seu país natal quando empreendem as suas viagens pelo meio das estrelas ; ao contrário , os nossos mortos nunca podem esquecer-se desta bondosa terra pois ela é a mãe dos Peles Vermelhas .
Somos parte da Terra e do mesmo modo ela é parte de nós próprios . As flores perfumadas são nossas irmãs , o veado , o cavalo ,a grande águia são nossos irmãos ; as rochas escarpadas ,os húmidos prados , o calor do corpo do cavalo e do homem , todos fazemos parte da mesma família.
Por todas estas razões , quando o Grande Chefe de Washington nos faz chegar a mensagem de que quer comprar as nossas terras , está a pedir-nos demasiado . O Grande Chefe , diz-nos também , que nos reservará um lugar em que possamos viver confortavelmente uns com os outros . Ele passará , então , a ser o nosso pai e nós os seus filhos . Por este motivo , ponderaremos a sua oferta de comprar as nossa terras . Isto não será fácil , uma vez que esta terra é sagrada para nós .
A água cristalina que corre nos rios e ribeiros não é apenas água : simboliza também o sangue dos nossos antepassados .
Se vos vendermos a terra , devereis recordar-vos que ela é sagrada e , ao mesmo tempo , ensinar aos vossos filhos que ela é sagrada e que cada reflexo nas límpidas águas dos lagos narra os acontecimentos e memórias das vidas das nossas gentes .
O murmúrio da água é a voz do pai do meu pai .
Os rios são nossos irmãos e saciam a nossa sede ; são sulcados pelas nossas canoas e alimentam os nossos filhos . Se vos vendermos a terra , devereis recordar-vos e ensinar aos vossos filhos que os rios são nossos irmãos e , do mesmo modo , também são seus irmãos , e que , portanto , devem cuidar deles com a mesma doçura com que se cuida de um irmão .
Sabemos que o Homem Branco não compreende o nosso modo de vida . Ele não sabe distinguir um pedaço de terra de outro , porque ele é um forasteiro que chega de noite e retira da terra o que necessita . A terra não é sua irmã , mas sim sua inimiga e , uma vez conquistada , ele prossegue o seu caminho , deixando atrás de si a sepultura de seus pais , sem se importar com isso !
Rouba a terra aos seus filhos : também não se preocupa ! Tanto a sepultura dos seus pais como o património dos seus filhos são esquecidos . Trata a sua mãe , a Terra , e o seu irmão , o Firmamento , como objectos que se compram , se exploram e se vendem da mesma forma que se vendem ovelhas ou contas coloridas . O seu apetite devorará a terra deixando atrás de si apenas o deserto .
Não compreendo , mas a nossa maneira de viver é diferente da vossa . Só de observar as vossas cidades entristecem-se os olhos do Pele Vermelha . Mas talvez seja porque o Pele Vermelha é um selvagem e não percebe nada .
Não existe um lugar tranquilo nas cidades do Homem Branco , não há sítio onde escutar como desabrocham as folhas das árvores na Primavera ou como esvoaçam os insectos .
Mas talvez isto também suceda porque sou um selvagem que não compreende nada . Basta o ruído para insultar os nossos ouvidos . Depois de tudo , que interesse tem a vida se o homem não puder escutar o grito solitário do noitibó nem o coaxar nocturno das rãs nas margens dum charco ? Sou Pele Vermelha e nada entendo . Nós preferimos o suave sussurrar do vento sobre a superfície dum charco , assim como o cheiro desse mesmo vento purificado pela chuva do meio-dia ou perfumado com o aroma dos pinheiros .
O ar tem um valor inestimável para o Pele Vermelha , uma vez que todos os seres partilham um mesmo fôlego - o animal , a árvore , o homem , todos respiramos o mesmo ar .
O Homem Branco não parece estar consciente do ar que respira ; tal como um moribundo que agoniza durante muitos dias é insensível ao mau cheiro . Mas se vos vendermos as nossas terras , devereis recordar-vos que o ar é , para nós , precioso , que o ar partilha o seu espírito com a vida que mantém . O vento , que deu aos nossos avós o primeiro sopro de vida , também acolhe os seus últimos suspiros . E , se vos vendermos as nossas terras , devereis preservá-las como coisa à parte e sagrada , como um lugar onde até o Homem Branco poderá deleitar-se com o vento perfumado pelas flores das pradarias .
Por tudo isso , consideraremos a vossa oferta de comprar as nossas terras . Se decidirmos aceitá-la , eu estabelecerei uma condição : o Homem Branco deverá tratar os animais desta terra como seus irmãos .
Sou um selvagem e não compreendo outro modo de vida . Tenho visto milhares de bisontes a apodrecer nas pradarias , mortos a tiro pelo Homem Branco , da janela de um comboio em andamento .
Sou um selvagem e não concebo como é que uma máquina fumegante pode ser mais importante que o bisonte que nós só matamos para sobreviver .
Que seria do homem sem os animais ? Se todos fossem exterminados , o homem também morreria de uma grande solidão espiritual . Porque o que suceder aos animais também sucederá ao homem . Tudo está ligado .
Deveis ensinar aos vossos filhos que o solo que pisam é formado pelas cinzas dos nossos avós . Ensinai aos vossos filhos que a terra está enriquecida com as vidas dos nossos semelhantes , para que saibam respeitá-la . Ensinai aos vossos filhos aquilo que nós temos ensinado aos nossos , que a terra é nossa Mãe . Tudo quanto suceder à terra sucederá aos filhos da terra . Quando os homens cospem na terra , estão a cuspir em si próprios .
De uma coisa estamos certos : a terra não pertence ao homem ; é o homem que pertence à terra . Isto sabemos . Tudo está ligado , como o sangue que une uma família . Tudo está ligado . Tudo o que acontece à terra acontecerá aos filhos da terra . O homem não teceu a rede da vida , ele é só um dos seus fios .
Aquilo que ele fizer à rede da vida , ele fará a si próprio .
Nem mesmo o Homem Branco , cujo Deus passeia e fala com ele de amigo para amigo , fica livre do destino comum .

POR FIM TALVEZ SEJAMOS IRMÃOS .

Veremos isso . Sabemos uma coisa que talvez o Homem Branco descubra um dia : o nosso Deus é o mesmo Deus . Vós podeis pensar nesta altura que Ele vos pertence , do mesmo modo como desejais que as nossas terras vos pertençam ; porém não é assim . Ele é o Deus dos homens e a Sua compaixão reparte-se por igual entre o Pele Vermelha e o Homem Branco . Esta terra tem um valor inestimável para Ele , e , se a destruirmos isso provocará a ira do Criador . Também os Brancos se extinguirão um dia , talvez antes que as demais tribos . Contaminai os vossos leitos e uma noite morrereis afogados nos vossos próprios detritos .
Contudo , vós caminhareis para a vossa destruição repletos de glória , inspirados pela força do Deus que vos guiou a esta terra e que , por algum desígnio superior , vos deu o domínio sobre ela e sobre os Peles Vermelhas . Esse destino é um mistério para nós , pois não percebemos porque se exterminam os bisontes , se domam os cavalos selvagens , se saturam os mais escondidos recantos dos bosques com a respiração de tantos homens e se mancha a paisagem das exuberantes colinas com os fios do telégrafo . Onde se encontra o matagal ? Destruído ! Onde está a águia ? Desapareceu !

TERMINA A VIDA E COMEÇA A SOBREVIVÊNCIA !


1 comentário:

alcioneamarante disse...

Alexandre essa história se repete aqui..... até quando o grande DEUS TUPÃ permitir...os homens acabar com o planeta terralogo não vai restar mais nada aqui.... haverá choro e ranger de dentes.... beijinhos gostei de visitar aqui!