domingo, 26 de dezembro de 2010

Sharitarish - Pawnee

O governo de Washington , temendo a forte oposição das tribos índias à sua intenção de se expandir para o oeste , decidiu convidar alguns líderes dessas mesmos tribos para visitar as cidades mais importantes e conhecer o Presidente James Monroe . Na tentativa de os impressionar , receberam-nos com uma cerimónia sumptuosa onde lhes mostraram todo o seu poderio militar , e lhes ofereceram presentes . Quem não se deixou perturbar por esta recepção foi Sharitarish , chefe Pawnee , cujas palavras dirigidas ao Presidente e ao secretário de guerra , John Calhoun , aqui transcrevemos .

Meu Grande Pai : viajei uma grande distância para te ver _ vi-te e o meu coração regozija-se . Ouvi as tuas palavras _ elas entraram por uma orelha e não escaparão por outra , e hei-de levá-las ao meu povo tão puras quanto saíram da tua boca .
Meu Grande Pai . . . se eu agora estou aqui e vi o teu povo , as vossas casas , os vossos barcos no grande lago , e muitas grandes coisas maravilhosas que estão para além do meu entendimento , e que parecem ter sido feitas pelo Grande Espírito e postas nas vossas mãos , estou em dívida para com o meu Pai (Major Benjamim O'Fallon) aqui presente , que me convidou para aqui vir , sob cujas asas encontrei protecção . . . mas há ainda outro Grande Pai com quem estou muito mais em dívida _ o Pai de todos nós . . . O Grande Espírito fez-nos a todos _ fez a minha pele vermelha , e a vossa branca ; pôs-nos nesta terra e entendeu que deveríamos viver cada um de uma forma diferente .
Criou os brancos para cultivar a terra e alimentar-se de animais domésticos ; mas a nós , peles vermelhas , criou-nos para deambular através das florestas selvagens e das planícies ,
para que nos alimentássemos de animais selvagens e vestíssemos as suas peles .
Ele também determinou que fôssemos para a guerra _ retirar escalpes , roubar cavalos e triunfar sobre os nossos inimigos _ e cultivássemos a paz em casa , e promovêssemos a felicidade de cada um .
Meu Grande Pai : alguns dos vossos bons chefes , tal como são chamados (missionários) propuseram-se mandar algumas das suas boas pessoas para junto de nós , para modificar os nossos hábitos , fazer-nos trabalhar e viver como os brancos . . . Vós amais a vossa terra _ vós amais a vossa gente _ gostais do modo como vivem , e pensais que a vossa gente é corajosa . Eu sou como tu , meu grande Pai , amo a minha terra _ amo a minha gente e o meu povo _ gosto do modo como vivemos , e penso que eu e os meus guerreiros somos corajosos . Poupa-me então , meu Pai , deixa-me desfrutar da minha terra , eu negociarei as peles com a vossa gente . Cresci e vivi sem trabalhar até agora _ tenho esperança que consentirão que morra sem trabalhar . Temos em abundância , búfalos , castores , veados e outros animais selvagens _ temos abundância de cavalos _ temos tudo o que queremos _ temos terra que chegue , se vós mantiverdes a vossa gente fora dela . . .
Houve um tempo em que nós não conhecíamos os brancos _ as nossas necessidades eram então menores do que agora . Estavam totalmente sob o nosso controle _ até então não tínhamos visto nada que não pudéssemos conseguir . Antes da nossa convivência com os brancos , que causaram uma enorme destruição na nossa caça , podíamos deitar-nos a dormir e ao acordar podíamos ver os búfalos a pastar em redor do nosso acampamento _ mas agora estamos a matá-los por causa das suas peles , e a alimentar os lobos com a sua carne , e a fazer com que os nossos filhos chorem sobre os seus ossos .
Meu grande Pai , aqui está um cachimbo com que te presenteio tal como tenho o costume de presentear todos os peles vermelhas que vivem em paz connosco . Está cheio da espécie de tabaco que costumávamos fumar antes de conhecer os brancos . É agradável e cresce espontâneamente nas partes mais remotas da nossa terra . Eu sei que as roupas , calças de couro , mocassins , garras de urso , etc . ,têm pouco valor para ti , mas desejamos que sejam depositadas e preservadas num lugar distinto da tua casa , e assim quando nós já tivermos partido e a terra tiver coberto os nossos ossos , se os nossos filhos visitarem este lugar , tal como o fazemos agora , eles possam observar e reconhecer com prazer o espólio dos seus pais ; e reflectir sobre os tempos que passaram .

Sem comentários: